Clássicos da Arquitetura: Yale Center for British Art / Louis Kahn

Clássicos da Arquitetura: Yale Center for British Art / Louis Kahn - FachadaClássicos da Arquitetura: Yale Center for British Art / Louis Kahn - Janela, Fachada, VigaClássicos da Arquitetura: Yale Center for British Art / Louis Kahn - Escada, Viga, CorrimãoClássicos da Arquitetura: Yale Center for British Art / Louis Kahn - Janela, Fachada, VidroClássicos da Arquitetura: Yale Center for British Art / Louis Kahn - Mais Imagens+ 10

Uma mudança de materiais e de escala marca a transição entre o exterior e interior. Da opacidade metálica exterior à luminosidade e naturalidade da madeira interior. Uma cobertura de acesso e um alto pátio interior fazem a transição. A estrutura de concreto armado aparente, visível por todo o edifício, é o elemento que lhe dá unidade e carácter.

Clássicos da Arquitetura: Yale Center for British Art / Louis Kahn - Fachada
© Ani Od Chai

Deste amplo espaço livre, o visitante é conduzido a um espaço mais fechado que dá acesso às galerias. A escada central do edifício se encerra numa torre cilíndrica, disposta como uma escultura nesse novo espaço.

Clássicos da Arquitetura: Yale Center for British Art / Louis Kahn - Viga
© flickr joevare. Used under Creative Commons

O sistemas estrutural baseia-se numa malha de 1,85 metros quadrados, produzindo uma série de pequenas galerias, retangulares e quadradas, interligadas e com vista ao pátio central.

Clássicos da Arquitetura: Yale Center for British Art / Louis Kahn - Imagem 14 de 15
© Ani Od Chai

A iluminação zenital é manipulada para fins projetuais. É ela quem possibilita a criação do mecanismo e desenho característico do edifício: suas claraboias. Elas se adequam à mesma modulação estrutural demarcada pelas vigas, de seção trapezoidal invertida. O fechamento de vidro se divide em quatros módulos iguais. Dois cabos de aço finalizam o singular e simples desenho: dividem sutilmente ao meio dois quadrados em linha, e dois em coluna. Ou seja, os cabos de aço produzem um quadrado dividido em quatro, dois divididos ao meio, e um sem divisão. O produto não é nada mais que subdivisões do quadrado através de materiais e funções diferentes.

Clássicos da Arquitetura: Yale Center for British Art / Louis Kahn - Janela, Fachada, Vidro
© flickr joevare. Used under Creative Commons

O pátio central que abriga o cilindro da escada é onde isso fica evidente. Aqui o perímetro comporta quatro claraboias, cujas vigas formam uma grande cruz de concreto, que logo se subdividem em outros quatro quadrados de vidro, que finalmente são subdivididos pelos cabos de aço.

Clássicos da Arquitetura: Yale Center for British Art / Louis Kahn - Escada, Viga, Corrimão
© flickr joevare. Used under Creative Commons
New Haven,
  • Arquitetos: Louis Kahn; Louis Kahn
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1974

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:New Haven, USA

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Yale Center for British Art / Louis Kahn" 28 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-106062/classicos-da-arquitetura-yale-center-for-british-art-slash-louis-kahn> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.