Os arquitetos portugueses Álvaro Siza e Souto de Moura projetaram um pavilhão de aproximadamente 400 metros quadrados, que deverá ser inaugurado em 24 de Junho, no Parque do Ibirapuera, São Paulo e que abrigará uma mostra de 100 projetos selecionados da arquitetura portuguesa dos últimos 20 anos.
Desenhado por dois portugueses vencedores de um Pritzker, Álvaro Siza e Souto de Moura, o pavilhão, apresentado no Centro Cultural de Belém, Lisboa, faz parte do projeto chamado "Arquitectura Portuguesa - Discrição é a nova sensibilidade".
A obra será financiada pela empresa Mota Engil e permanecerá instalada no Parque do Ibirapuera, com a intenção de transformá-la em uma espécie de embaixada da arquitetura portuguesa no Brasil.
Alguns do projetos apresentados nesta mostra são a Igreja de Santa Maria, em Marco de Canavezes (Álvaro Siza), o Lar de Idosos, em Alcácer do Sal (Aires Mateus), o Centro de Saúde, em Vila do Conde (Paulo Providência), o Fórum de Sintra (atelier ARX) e o Museu do Design e da Moda, em Lisboa (Ricardo Carvalho e Joana Vilhena).