Uma versão internacional da mostra De dentro para fora / De fora para dentro, que em 2009 e 2010 levou mais de 140 mil visitantes ao MASP, pode ser vista na cidade até 23 de dezembro. De Dentro e de Fora (www.dedentroedefora.com), que está em cartaz no Museu e imediações desde 17 de agosto, traz ao Brasil alguns dos mais importantes nomes da arte urbana mundial, vindos dos Estados Unidos, Argentina, República Tcheca e França.
Até 23 de dezembro de 2011
Iniciativa do curador do MASP Teixeira Coelho, a mostra tem curadoria especial de Baixo Ribeiro, Eduardo Saretta e Mariana Martins e utiliza a arquitetura do MASP como base para o graffiti, fotografia, vídeo, escultura, pintura, muralismo, colagem e instalações.
A curadoria foi especialmente cuidadosa na escolha e no desenvolvimento de cada projeto de cada artista. Destaque em seus países e com reconhecimento internacional, os oito convidados são artistas multimídia que transitam por diferentes linguagens: instalações, pintura, animação, escultura ou desenho. “Convidamos artistas capazes de expandir a experiência do público para além da plasticidade nessa exposição. Queríamos que o público pudesse aumentar sua participação e interação com a arte apresentada”, diz Baixo Ribeiro.
Atividades paralelas durante o período da exposição*
O projeto De dentro e de fora pretende oferecer, além da exposição em si, um amplo programa educativo, trazendo para o diálogo especialistas, leigos, professores, representantes do poder público, estudantes e um público amplo no seu espectro social. As principais ações já estão programadas:
Seminário “A arte, o museu e a cidade”, sobre arte pública, arte urbana, economia criativa e o futuro da cidade, com convidados das esferas artística, urbanística e da política pública. Dia 21 de setembro, no Grande Auditório do MASP.
Curso sobre arte urbana, história e contemporaneidade. Em parceria com a Escola do Masp, administrado pela equipe de curadores, em 12 aulas. De 5 de setembro a 3 de outubro.
Festival de Vídeos da Cultura Urbana, realizados no Pequeno Auditório do MASP, uma vez por mês (5 versões). A programação é focada em vídeos e filmes que se debruçam sobre a temática da arte urbana, cultura pop e outros assuntos correlatos. O Festival traça um panorama da produção audiovisual de uma geração, desde seus filmes mais midiáticos até os vídeos que são veiculados exclusivamente pela internet.
Mesas redondas em torno do Festival de Vídeos da Cultura Urbana com a participação de convidados da esfera artístico-cultural sobre assuntos relativos à cultura pop, como graffiti, arte urbana, skate, tatuagem e outros.
A partir de setembro, a artista Swoon retorna a São Paulo com equipe para mostrar uma série de esculturas-quiosques educativos, resultado das parcerias com diversas ONGs iniciadas em sua primeira estada em São Paulo, a partir de maio último.
Em 19 de setembro será lançado um guia para as pessoas encontrarem as obras que o artista Invader espalhou por São Paulo.
Website participativo que explora tecnologias de ponta e as redes sociais. O visitante poderá participar mesmo à distância, opinar e se comunicar com outros visitantes através do site e das páginas associadas à exposição que dispomos nas principais redes sociais.
* Os detalhes de cada atividade serão divulgados à medida que forem confirmados os participantes, datas e horários.
Fonte: MASP