Texto por Natalia Barrientos Barría via Plataforma Urbana. Tradução Archdaily Brasil.
Algum tempo atrás falamos sobre as ruas como espaço público, hoje queremos retomar o tema referente à reestruturação das ruas, segundo o material de estudos foi oferecido pelos nossos amigos do PPS.
Agora, O que significa reestruturar uma rua?
O processo de reordenamento de uma rua serve para melhorar os serviços para sua ampla gama de usuários. Por exemplo, imagine uma rua de quatro vias que foi construída 30 anos atrás em uma área pouco urbanizada, mas que agora tem residências, lojas e um colégio nas proximidades. As necessidades desta comunidade mudaram ao longo das últimas décadas - e o desenho desta rua é provável que deva mudar para satisfazer as novas necessidades. É possível que agora necessite de uma calçada ou alguma medida para ajudar as pessoas a atravessar com segurançam o estacionamento para pessoas que querem frequentar as lojas locais ou outras características de segurança para evitar acidentes. O reestruturamento e reordenamento de uma via pode abarcar uma série de medidas de reajuste e sempre deve ser sensível ao contexto local e muitas vezes envolve alguns ou todos os seguintes objetivos e estratégias:
Objetivos típicos:
- Melhoria da segurança e acesso para todos os usuários
- Promover o acesso peatonal, de ciclistas e outros transportes
- Apoiar as empresas e a economia local
- Criação de lugares que promovam a habitação e a comunidade.
- Estratégias típicas
- A transformação das ruas para veículos de passageiros e para os veículos particulares
- Reduzir os carros
- Adição de ciclovias
- Melhoria da infraestrutura peatonal
- Modificação da configuração dos estacionamentos
- Adição de rotatórias
Transformando uma rua em um lugar
A reestruturação de uma rua é muitas vezes um requisito prévio para que esta se converta em um lugar onde as pessoas queiram estar, em vez de ser um mero corredor por onde as pessoas circulam. O reordenamento reconfigura uma rua para servir melhor as pessoas que necessitam usá-las, sejam condutores, pedestres ou ciclistas. Ao melhorar a segurança, sobre tudo para as pessoas que caminham ou andam de bicicleta, aumenta-se o espaço dedicado a pessoas. Esses projetos pretendem que os veículos reduzam a velocidade e assim as pessoas, consequentemente, começariam a passar mais tempo ao ar livre.
O tipo mais comum de reordenamento das ruas é converter uma ou duas vias, em quatro vias só para os automóveis. A extração de uma das pistas para veículos, pode liberar espaço para agregar amplos passeios de pedestres, infraestrutura para bicicletas e o estacionamento na rua, para estes e outros usos. Para uma reestruturação de três vias, a rua normalmente teria uma faixa para circulação e uma para bicicletas em cada direção. Estas mudanças ajudam a fazer um espaço urbano mais agradável para os usuários, sem limitação de volumes de veículos ou aumento nos tempos de viagens.
Esta reestruturação melhora o acesso dos pedestres, mediante o aumento da segurança e do espaço. Todas as viagens são beneficiadas, tanto as de pedestres como as viagens de ciclistas, independentemente do meio. Como fazer estas viagens mais seguras e mais agradáveis para as pessoas é crucial para a saúde física das comunidades, é necessário o cultivo dos espaços públicos e o êxito das ruas acima de qualquer lógica econômica local. Todos os modos de transportes possuem o mesmo objetivo de locomoção, cada um com suas próprias vantagens em termos de segurança, custo, eficiência, velocidade e inclusão. Ao redesenhar uma rua, é fundamental priorizar desenhos que permitam uma mobilidade segura para todos os usuários, especialmente os vulneráveis como crianças e os pedestres de idade avançada.