A lista de arquitetos que tentaram construir em Veneza e perderam a batalha devido aos conservacionistas é longa. Entre estes se destacam Le Corbusier e Frank Lloyd Wright.
Recentemente foi autorizado – depois de 5 anos de trâmites – o projeto do OMA para a empresa Benetton que planeja transformar um antigo palácio do século XVIpróximo a Rialto e ao Gran Canal em uma nova loja.
Mais detalhes e declarações após o intervalo.
“A intervenções mais visíveis mudaram, mas o resto se manteve”.Ippolito Pastellini, arquiteto do projeto se refere às mudanças que tiveram que realizar perante a pressão de organizações conservadoras, que são firmemente opostas.
Entre eles está o grupo de patrimônio Italia Nostra, que no ano passado iniciou um processo legal por “grave dano à integridade física do edifício e identidade histórica”. Apesar de seus esforços, o projeto foi aprovado e tem o apoio do prefeito Giorgio Orsoni.
A intervenção do OMA ajudaria no renascimento da cidade. A idéia é que os 10 mil metros quadrados dêem lugar às instalações de Benetton, mas também há um espaço para artistas e produtores locaisem eventos como a Bienal de Arte e Arquitetura ou como o Festival de Cinema.
“Não será uma loja de departamentos convencional, mas um novo espaço para a cidade” declara Pastellini.
A polêmica, no entanto, continua e pessoas e grupos do mundo todo criticam a decisão da cidade em permitir grandes cartazes publicitários – ou projetos como o do OMA – para financiar a restauração e proteção deste patrimônio da humanidade.
Vía BDonline.