Demolido o Hoffman Auto Showroom de Frank Lloyd Wright

No final de março, uma das poucas obras de Frank Lloyd Wright em Nova Iorque foi discretamente demolida na Park Avenue 430. Este discreto espaço comercial abrigou o Hoffman Auto Showroom durante cinco décadas e, assim que foi considerada como obra a ser preservada pela Comissão de Preservação da Paisagem, os proprietários do edifício iniciaram sua demolição. Para muitas pessoas, este ato pode ser visto como ganância corporativa ou "vandalismo corporativo", porém, a designação de patrimônio a ser preservado para espaços internos é aplicada apenas a espaços públicos, segundo as leis de preservação de Nova Iorque.

Este espaço já foi algo além de uma simples propriedade privada? E, desconsiderando-se que fora projetado por um dos arquitetos mais famosos da história, o projeto tinha algum "significado histórico, arquitetônico ou cultural especial"?

Mais na continuação

O Hoffman Auto Showroom fora projetado e construído na metade da década de 50 pelo importador da marca Mercedes-Benz, Maximilian Hoffman. O projeto original, com aproximadamente 325 m², apresentava uma plataforma giratória em seu centro e uma uma rampa sinuosa que servia como espaço de exposição. A rampa era um reminiscente do Guggenheim de Nova Iorque, que estava sendo projetado e construído simultaneamente. Apesar do espaço ser "essencialmente  Frank Lloyd Wright", Ada Louise Huxtable criticou o projeto em um livro de 1966, em que escreve "A rampa espiral...que era um elemento tão belo do Guggenheim, é empregada aqui, embora muito menos efetivamente, em parte devido ao forro baixo, e em parte porque o movimento de virada, apertado e abrupto, remete muito claramente aos estacionamentos verticais de muitos pavimentos." (Crain's New York)

Se a Comissão de Preservação da Paisagem (LCP, sigla em inglês) designasse o showroom de Wright como um marco da paisagem, ela teria preservado um espaço que já fora muitas vezes alterado do projeto original. Em 1982, a obra passou por algumas renovações que incorporaram espelhos no forro e a estrela de três pontas da Mercedes. Duas décadas mais tarde, a sala de exposições foi expandida e completamente renovada. No estado em que se apresentava quando foi demolido, é incerto quanto do showroom estava ainda em condições originais para garantir sua preservação. Evidentemente, o processo teria levado em consideração estas condições antes de tomar sua decisão final, e, após demolida a obra, a comunidade de arquitetos lamenta a oportunidade perdida.

Via Crain's New York, Salon.com, HyperAllergic.com

Sobre este autor
Cita: Vinnitskaya, Irina. "Demolido o Hoffman Auto Showroom de Frank Lloyd Wright" [Frank Lloyd Wright's Hoffman Auto Showroom Demolished] 08 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-112386/demolido-o-hoffman-auto-showroom-de-frank-lloyd-wright> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.