-
Arquitetos: BURO II & ARCHI+I, Sileghem & Partners
- Área: 7224 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Klaas Verdru
Contexto
Bekaert NV é a empresa líder de mercado na indústria de metais: processamento de metais de alta tecnologia, materiais e revestimentos de alta tecnologia baseada em fibra de metal e fibra de vidro.
O novo edifício administrativo está construído em um local em Zwevegem, perto do Centro de Tecnologia da Bekaert (BTC). Os arquitetos optaram em favor de um modelo de campus para a construção, priorizando, assim, a sinergia entre o novo projeto e o BTC. A implantação do edifício, o desenho da área circundante, bem como a abordagem de arquitetura, foram todas concebidas em função dessa sinergia.
O edifício está situado transversalmente ao padrão da rua, parcialmente posicionados em paralelo ao reservatório correspondente ao ritmo das construções na zona industrial de Esser, em parte ligada aos edifícios ETC. O resultado é um elemento lúdico no design.
Arquitetura
O programa consiste em dois níveis, com um nível de cobertura. O edifício é constituído por duas zonas de escritório que são posicionados em um ângulo. A zona entre os dois volumes é utilizada para a entrada e o hall de entrada com uma passarela. As zonas de escritório estão do lado da fachada (em função do ponto de vista, ar e luz). Os núcleos fixos estão nas zonas de intermediárias, ou seja, espaços de encontro formais e informais, espaços abertos e circulação vertical interna. Espaços abertos e clarabóias criam oportunidades para ventilação noturna e também introduzem luz natural na parte central do edifício. O terceiro nível foi concebido como um apartamento com uma sala polivalente com terraço. O objetivo era encontrar um equilíbrio nas plantas arquitetônicas entre transparência e privacidade, respeitando o conforto acústico. Unidades de trabalho separadas alternam com conjuntos para grupos pequenos e grandes paisagens de escritórios.
Engenharia
O cliente aprecia a flexibilidade da infra-estrutura, que foi concebida em função da alternância da ocupação: o acabamento foi ajustado em conformidade. Um revestimento térmico para o edifício, que prevê isolamento adequado, ventilação noturna e outras técnicas controláveis contribuem para um ciclo de vida mais longo e uma complexidade limitada. O resultado é um edifício com uma arquitetura qualitativa, poderosa e simples, com um grau relativamente elevado de técnicas artesanais e acabamento, o que oferece maior conforto, é flexível, sustentável e eficiente com coeficientes que alcançam as metas energia de E60 e EPC30.