Por Constanza Martínez Gaetevia Plataforma Urbana. Tradução Archdaily Brasil
Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia sob a coordenação de Andre Carrel, Halvorsen Ana e Joan L. Walker, realizaram um levantamento com os passageiros do transporte público que circula pela área da baía na cidade de São Francisco para descobrir quais são os aspectos que mais os incomodava em suas viagens. Embora os resultados gerais do estudo fossem previsíveis – como os atrasos, a superlotação dos ônibus e a falta de confiança no sistema – foram obtidas constatações muito interessantes ao se aprofundar nos detalhes.
A seguir estão alguns dos motivos que causaram desconforto entre os passageiros.
O principal desconforto que gera nos usuários é a espera que existe durante uma viagem, por causa das transferências entre linhas. Dentre os outros motivos se destacam:
O pesquisador Carrel explicou ao canal de comunicação Canadian Broadcasting Company porque a localização do ponto que gera mais demoras faz uma grande diferença, sobretudo na percepção da viagem entre os passageiros. “Atrasar na origem do ponto de ônibus não é tão problemático como atrasar em alguma parte intermediária do percurso da linha. Isto porque se cada passageiro contasse com a informação dos tempos de viagem e paradas das linhas, poderia escolher outras alternativas de viagem, como esperar no ponto que o ônibus esteja perto. Se ele não aparecer, pode-se optar por ir de bicicleta ou mesmo de carro. Mas se o indivíduo fica retido numa estação de transbordo, ao descer de um ônibus e o seguinte não passar em pouco tempo, é bastante desagradável.”
Pior que isso, no entanto é quando as pessoas ficam presas no interior dum ônibus cheio de gente. “Isso é, de longe, o fator chave que faz com que as pessoas deixem de utilizar o transporte público”, segundo Carrel. Além disso, os pesquisadores acrescentaram que os passageiros em trânsito são muito mais propensos a “perdoar” os atrasos causados pelo clima e outros fatores externos, do que os atrasos atribuídos às empresas operadoras do transporte público.
Entre os resultados da pesquisa, podem-se extrair alguns ensinamentos claros para os provedores do serviço, por exemplo, que os passageiros preferem um serviço mais frequente com a lotação ocasional, em vez dos ônibus menos frequentes que são maiores costumam transitar super lotados.
Ainda assim, recomenda-se que os operadores do transporte comuniquem aos passageiros se o atrasado é causado por emergências decorrentes de fatores naturais, como o clima, ou outros problemas de que estejam fora de seu controle.
Algumas outras causas do desconforto: