Após as condições climáticas não terem colaborado, as duas partes finais da Freedom Tower foram erguidas até o topo do One World Trade Center. A construção da gigantesca torre espiralada de 758 toneladas, 125 metros, fruto de um empreendimento conjunto de empresas Estadunidenses e Canadenses, começou em dezembro de 2012, quando 18 peças separadas foram enviadas à Manhattan do Canada e de New Jersey. Essa adição final, que inclui a antena de aço, significa que a altura do edifício logo ultrapassará os 417 metros e atingirá os 542 metros, uma vez que os segmentos estarão permanentemente instalados dentro das próximas semanas. No entanto, não é dado como certo que o edifício será oficialmente o mais alto dos Estados Unidos.
Leia mais na continuação.
A torre, projeto de David Childsda SOM, não irá oficialmente destronar os 442 metros da Willis (Sears) Tower como o edifício mais alto do Hemisfério Oeste até que receba as bênçãos do Conselho de Edifícios Altos. Esse conselho sem fins lucraticos compila a lista definitiva das estruturas mais altas do mundo. Um "comitê de altura" irá medir o que consideram o topo arquitetônico do edifício, um termo que inclui as partes permanentes da estrutura, como torres, pára-raios, mas omite estruturas de caráter mais tempotários, como antenas.
Assim que o conselho revisar os desenhos finais, tomará a decisão final sobre o destino do edifício. Se não forem convencidos pela torre metálica final, o edifício cairá para o terceiro lugar, atrás das torres Willis e Trump Towers, ambas em Chicago. No entanto, apesar das opiniões mistas, parece bastante provável que o conselho aprovará a decisão final a favor do One World Trade Center.
E você, acha que a torre metálica de 125 metros deveria ser contada como parte da altura final do Edifício?
Uma vez tudo concluído, o edifício estará pronto para abrir suas portas e dar boas vindas aos estabelecimentos em 2014.
Confira a nossa cobertura anterior do progresso da torre, incluindo um time-lapse da construção do edifício.