O Los Angeles County Museum of Art (LACMA) logo estenderá o tapete vermelho para receber o arquiteto suíço Peter Zumthor. A chegada do renomado arquiteto marcará a abertura do evento "The Presence of the Past: Peter Zumthor Reconsiders LACMA,", no qual será revelado o ambicioso plano de $650 milhões para transformar o "labirinto bizantino de edifícios e corredores" do LACMA em uma "vila" a ser experienciada, com suas curvilíneas estruturas modernas de vidro que produzirão mais energia do que o museu consome.
"A ideia é torná-lo permeável para as pessoas," disse Michel Govan, Presidente e Diretor do LACMA, que vem trabalhando com Zumthor há quatro anos na proposta.
"É um grande passo para LA," comentou Zumthor após seu discurso do RIBA Golden Medal. "Poderia ser intimidador para mim, mas é a mesma coisa que fazer uma cadeira na oficina de meu pai. Você deve fazer bem, e ai então começar. Não estou de forma alguma intimidado por sua grande escala, mas estou surpreso de estar fazendo este museu."
Por exigir a demolição de diversos edifícios existentes do LACMA - uma ideia anterior a Govan, concebida pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas - este plano oferece uma oportunidade única de debater publicamente o futuro do museu de arte.
"The Presence of the Past: Peter Zumthor Reconsiders LACMA,", que terá abertura no dia 9 de junho, no Pavilhão Resnick, revelará um modelo de proposta, além de expor pontualmente a história arquitetônica do LACMA e uma pequena retrospectiva da obra de Zumthor. A exibição será precedida pela palestra “The Director’s Series: Conversation with Michael Govan and Peter Zumthor”, que acontecerá no dia 3 de junho, as 19h30. Mais informações no site do LACMA.
Referência: The Wall Street Journal, BDOnline