Por José Tomás Franco via Plataforma Arquitectura. Tradução Archdaily Brasil.
O designer holandês Roel de Boer criou um novo conceito de moradia que combina perfeitamente a vida da cidade com a natureza. Sua idéia é gerar unidades de vida que se organizam em formas orgânicas nos troncos das árvores da cidade, acima do caos urbano da rua. A proposta reduz a casa ao básico, oferecendo um pouco mais do que um lugar para dormir, mas propõe espaços comunitários que trazem outros serviços.
Mais informações e imagens a seguir:
Roel De Boer imagina uma cidade feita de "casas de árvore" no lugar de prédios altos. Pode parecer surreal, mas é uma experiência interessante: "Imagino uma casa na árvore que se reduz ao essencial", diz o designer. "Um lugar para sentar e um lugar para dormir... um espaço-ninho".
Em seu conceito, outras pessoas poderiam dividir o espaço e os serviços com os moradores do mesmo bairro, gerando edifícios para o uso comum nos diferentes bairros.
O designer começou algumas experiências para a fabricação das unidades, a primeira delas é um molde inflável que permite gerar uma forma biológica em torno da árvore que é revestida com uma mistura de papel reciclado impermeável para dar uma maior resistência.
Mais sobre o projeto no site do designer.