A Architectural League acabou de anunciar os vencedores do Range, o décimo segundo anual Architectural League Prize for Young Architects + Designers. Um dos prêmios mais prestigiados da América do Norte para jovens arquitetos, o programa exemplifica o comprometimento duradouro da Architectural League em identificar em cultivar o desenvolvimento do talento de jovens arquitetos e designers. Os vencedores deste ano são: Luis Callejas, Paisajes Emergentes, Cambridge and Medellín; Brandon Clifford and Wes McGee, Matter Design, Boston and Ann Arbor; Marc Fornes, MARC FORNES / THEVERYMANY, Brooklyn; Rafael Luna and Dongwoo Yim, PRAUD, Boston and Seoul; Skylar J.E. Tibbits, SJET, Boston; e Bryan Young, Young Projects, Brooklyn.
MARC FORNES / THEVERYMANY
Marc Fornes, fundador do MARC FORNES / THEVERYMANY, no Brooklyn, é um líder no desenvolvimento da computação aplicada ao design e à fabricação digital. Ele realiza estruturas autoportantes e geometricamente complexas para instalações tanto artísticas quanto comerciais, de lojas temporárias a galerias para pavilhões em parques. Embora composto por elementos planos, os envoltórios digitalmente projetados parecem ondular, funcionando simultaneamente como superfície e apoio.
Com ênfase na construção como um teste para o design digital, MARC FORNES / THEVERYMANY avalia os algoritmos e regras "codificados" em sistemas computacionais contra as formas "explícitas" - os produtos finais que são guiados por operações precisas mas imprevisíveis - que o sistema produz. Seus protótipos foram exibidos como parte da coleção permanente do Centro Pompidou, do FRAC Centre, e do Centre National des Arts Plastiques (CNAP).
Lcla Office
Luis Callejas, que fazia parte do Paisagens Emergentes na época do projeto, é atualmente o fundador e diretor do Lcla Office, com sede em Cambridge, Massachusetts, e Medellín, Colômbia. Sua prática, posicionada entre as intersecções dos campos de paisagismo, arquitetura e urbanismo, explora "novas formas de domínio público através de operações ambientais e territoriais", tais como o Tactical Archipelago projetado em Kiev, Ucrânia. Nele, Lcla reconsidera 37 ilhas no rio Dnieper como espaços de recreação, infraestrutura ecológica, transporte, e, através de uma série de micro-aglomerados inseridos na superfície do rio, zonas itinerantes de atividades e serviços. Outros projetos recentes incluem o Aquatic Centre para os Jogos Sul Americanos de 2010 e a renovação do principal estádio de futebol de Bogotá, Colombia.
PRAUD
Rafael Luna e Dongwoo Yim, fundadores do PRAUD, focam na interação entre "topologia e tipologia", ou o contraste entre interações da mesma forma (tipologia) e os tipos de formas e funções que o ambiente construído oferece (topologia), como um meio de compreender desenvolvimento urbano e morfologia no seu trabalho. O escritório faz experimentos com reconfiguração, relação entre sólido e vazio, e oportunidades criadas pela sobreposição estrutural e espacial de funções. Sua visão holística do arquiteto como pesquisador, profissional liberal, teórico e visionário é ilustrada pelo interesse em pesquisas e publicações, que funcionam como geradores do que eles chamam de uma "nova linguagem autônoma" - uma lógica interna que produz novas expressões de forma e função - para a arquitetura contemporânea. PRAUD tem sede em Boston e Seul.
Young Projects
O diretor Bryan Young fundou o estúdio de design Young Projects no Brooklyn em 2010. Com ênfase na construção, Young Projects se baseia em métodos digitais e técnicas de construção tradicional para desvendar "brechas e falhas", ou momentos inesperados onde formas digitais e tradicionais interagem, produzindo "elementos do bizarro e fictício". Como um exemplo do seu interesse pelo inesperado e contemporâneo, Young concluiu uma tese de mestrado investigando os espaços diagramáticos de Donkey Kong e Pac-Man.
SJET
Skylar J.E. Tibbits é o diretor e fundador do SJET, um escritório em Boston baseado em pesquisa com ênfase em desenvolvimento de protótipo que "cruza disciplinas de arquitetura e design, fabricação, ciência da computação para robótica". As áreas de pesquisa de Tibbits incluem tecnologias de automontagem, materiais programáveis e reinvenção de métodos de fabricação. Ele expôs seu trabalho no Museu Guggenheim em Nova York e na Bienal de Pequim, e construiu instalações de larga escala em Paris, Filadélfia, Nova York, Berlim, Frankfurt e Cambridge.
Matter Design
O trabalho de Ann Arbor e do Matter Design, em Boston, combina a "dedicação ao design" de Brandon Clifford e a proficiência na fabricação" de Wes McGee, colocando o estudio na confluência de vários contrastes: desenho versus fazer, digital versus físico. Descrito por seus diretores como um "estudio academico de pesquisa interdisciplinar dedicado a re-imaginar o papel do arquiteto na era digital", Matter Design explora questões como volume sobre superfície e o uso de experimentos em escala para adaptar os princípios da construção em alvenaria a métodos contemporâneos.
O júri do prêmio deste ano incluiu Teresita Fernandez, artista e escultora; Paul Lewis, diretor, LTL Architects; Thom Mayne, diretor, Morphosis Architects; Charles Waldheim, professor and coordenador, Department of Landscape Architecture at the Harvard Graduate School of Design; e Meejin Yoon, diretor, Howeler + Yoon Architecture. Os mebros do comitê foram Benjamin Aranda, Aranda/Lasch; Seung Teak Lee, stpmj; e Michael Szivos, SOFTlab.
Os vencedores apresentarão palestras em junho e exibirão seus trabalhos em uma exposição durante o verão. Seus trabalhos também serão apresentados em um novo volume da série Jovens Arquitetos publicada em conjunto pela Princeton Architectural Press e a Architectural League, e suas ideias e trabalho serão apresentados em entrevistas e vídeos no site da League aqui.