É comum ouvirmos que cidades europeias, como Amsterdam e Copenhague, lideram vários rankings mundiais que tratam do uso de bicicletas e da criação de espaços seguros e de qualidade para os ciclistas. O documentário aqui mostrado reflete sobre esta situação e mostra também como, há quatro décadas, foram criados nessas cidades vários espaços públicos que permitiram aos cidadãos integrarem a bicicleta em grande parte de suas atividades diárias.
Reconhecendo que a bicicleta ajuda a construir uma cidade mais descongestionada, justa e limpa para o futuro, o vídeo mostra a infraestrutura com que contam os ciclistas para facilitar seus deslocamentos e explica as medidas implantadas para privilegiar determinados espaços para ciclistas frente aos automóveis. Mas os avanços que o vídeo exibe não foram alcançados apenas na Europa, também é mostrada a evolução que vem passando Bogotá, Colômbia, desde 1998, onde foram implantados diversos projetos voltados para ciclistas e pedestres que visam solucionar os problemas de mobilidade urbana da cidade.
Sobre isso, o ex-prefeito de Bogotá (1998-2001) e especialista internacional em política urbana, Enrique Peñalosa, afirma que "se você conseguir que uma cidade se mova de bicicleta, ela será uma cidade muito mais humana, e mais igualitária, porque enquanto o automóvel separa as pessoas, a bicicleta integra e constrói uma sociedade muito mais integrada e amável".
Aproveite o vídeo!
Por Equipe Plataforma Urbana. Tradução Archdaily Brasil.