Sete projetos exemplares em arquitetura, planejamento, paisagismo e urbanismo foram anunciados vencedores do Prêmio Melhores Lugares de 2013 e receberam honras durante a 44° conferência anual da Associação de Pesquisa em Desenho Ambiental, (nome original: Environmental Design Research Association (EDRA) no começo do mês. O Prêmio Melhores Lugares da EDRA reconhece excelência profissional e acadêmica em projetos de 'desenho ambiental' e confere atenção especial à relação entre a forma física e a atividade ou experiência.
Os vencedores na continuação.
Vencedores da Categoria Projetos
O projeto “1315 Peachtree Street, Atlanta,” do escritório Perkins + Will, é uma revitalização com foco cívico numa estrutura de escritórios de 1986 transformada em um 'laboratório vivo' e ferramenta educacional para o desenho sustentável. Completado em 2010, o edifício possui certificação
LEED® Platinum e é um resultado de um rico processo participativo de projeto e rigorosa pesquisa de avaliação conduzida no período de pré e pós ocupação, e serve como experiência viva de como o projeto pode contribuir com o crescimento desenvolvimento saudável de seus habitantes.
“Dublin Grounds of Remembrance,” de PLANT Architect Inc. é um parque de um acre em homenagem ao serviço dos veteranos de guerra e revitaliza as instalações de patrimônios de Ohio, Dublin. O projeto era densamente enraizado em avaliações de como a arquitetura pode ser utilizada para enquadrar, revelar e engajar a paisagem enquanto conecta as pessoas ao terreno e conduz sua experiência de lugar; a planta desviou dum monumento tradicional em favor de promover o ato de caminhar e o encontro social.
Vencedores da Categoria Planejamento
“Northerly Island Park Framework Plan,” de SmithGroupJJR, Inc. e Studio Gang Architects engloba a o princípio global da orla de Chicago de acesso público irrestrito ao passo que extende os princípios de projetos 'verdes' e sustentáveis da cidade para sua orla de uma forma mais abrangente e ecologicamente orientada. O projeto estabelece quatro grandes zonas de transição urbano / ativa para o uso natural / passiva, e de floresta para a ecologia das orlas.
“Unified Ground: National Mall Competition, Union Square,” de Gustafson Guthrie Nichol apresenta uma oportunidade para sobrepor e enriquecer a praça Union Square, em Washington, DC, com espaços para atividades informais; características e texturas que respondem ao relevo natural do terreno, os padrões do movimento cotidiano através da cidade, e as diversas necessidades e os desejos das pessoas que visitam. O plano amplia o eixo formal do Shopping na Union Square, com elementos como uma piscina, uma praça, e caminhos adicionais.
Vencedor da Categoria Pesquisa
“Pop Up City: Temporary Use Strategies for a Shrinking City,” do Cleveland Urban Design Collaborative, da Kent State University, é um programa de pesquisa de ação baseada que explora ideias de reinvenção urbana através de projetos temporários, versus as preferências públicas oficiais para projetos permanentes. A pesquisa tem sido integrada ao currículo da graduação de arquitetura da Universidade, na forma de exercícios de projetos/construção que culminan no desenvolvimento e avaliação de projetos temporários.
Vencedor da Categoria Publicações
“Urban Composition” de Mark C. Childs inicia e tem o objetivo de responder a pergunta: "Como projetistas civis - arquitetos, paisagistas, engenheiros civis, artistas públicos, membros do conselho da cidade e outros - podem colaborar no trabalho coletivo de criar assentamentos socialemente resistentes, ativos e sustentáveis?" Composição Urbana é dirigido para projetistas, mas também serve como ferramenta didática para projetos emergentes.
Vencedores da Categoria 'Placemaking': Providence
A categoria 'Placemaking' , um reconhecimento especial da transformação de um ambiente ao longo de um período, foi entregue a “WaterFire Providence,” de WaterFire Providence®, uma organização artística sem fins lucrativos. Esse projeto consiste de evoluir instalações pública artísticas de música, fogos flutuantes, arte e dança ao longo de três rios no centro de Providence, continuamente mudando em resposta à participação de base cidadã e ativa, e atual expansão do sistema de parques de rios.
Juri do Prêmio Melhores Lugares de 2013:
- Julian Bonder, Diretor, Wodiczko + Bonder
- Gayle Epp, Sócio, EJP Consulting
- Valerie Fletcher, Diretor Executivo, Institute for Human Centered Design
- Peter M. Hourihan, LEED®AP, Diretor de Pesquisa Cannon Design
- Mikyoung Kim, Diretor de Projetos, Mikyoung Kim Design.
Sra. Epp, Sra. Fletcher e o Sr. Hourihan estavam presentes para apresentar os prêmios durante o Banquete de Prêmios da EDRA em 1 º de junho.
via EDRA