-
Arquitetos: 2A+P/A + IaN+ + MaO; 2A+P/A, Gianfranco Bombaci, Matteo Costanzo; IaN+ - Carmelo Baglivo, Luca Galofaro, Stefania Manna; Ma0 - Massimo Ciuffini, Ketty Di Tardo, Alberto Iacovoni, Luca La Torre with Architect Mario Cutuli
- Ano: 2011
Custos do Projeto
Os custos de construção giram em torno de 150.000 €, incluindo gastos com a realizaçao do jardim. A Fundação Maria Grazia Cutuli foi que cobriu todos os gastos. O jornal diário italiano Il Corriere della Sera vai doar 50 computadores, e a Administração da Província de Catania vai presentear a escola com a construção do playground. A fábrica de tintas Colorificio San Marco de Veneza foi quem doou todas as tintas utilizadas no projeto.
Missão
Em 2001, Maria Grazia Cutuli, uma proeminente jornalista italiana correspondente do Corriere della Sera de Milão, foi assassinada por um grupo de homens armados numa emboscada à seu comboio no Afeganistão.
Após este trágico evento, sua família fundou a Fundação Maria Grazia Cutuli que tem como objetivo apoiar programas nos campos da educação e promoção social, para crianças e mulheres, em países devastados pela guerra civil ou desastres naturais, especialmente o Afeganistão. A beleza da paisagem, descrito nos artigos de Maria Grazia, deram as sugestões iniciais para desenvolver o conceito.
A pesquisa por um espaço educacional inovador como uma alternativa àqueles modelos relacionados a reconstrução emergenciais pós-guerras foi um dos pontos chaves do projeto. Outro ponto importante foi o desenho paisagístico dos espaços externos como uma 'sala de aula verde' e a tentativa de se utilizar ao máximo tecnologias e materiais de construção locais.
Conceito
A escola está numa paisagem seca caracterizada pela cor amarronzada do solo. Poucas construções se arguem nesta paisagem plana e árida, como ilhas cercadas por paredes limítrofes. Ao sul, a linha do horizonte é definida pelas escuras Montanhas de Hindu Kush.
O primeiro objetivo foi a pesquisa por um layout capaz de atender às necessidades funcionais e aos espaços evocativos. Após uma série de reuniões que geraram muitos croquis e maquetes de estudo, o grupo de trabalho optou por um layout articulado: uma série de cubos unidos, contendo as salas de aula e os corredores de conexão. O único volume de pé direito duplo é a biblioteca que age como um marco simbólico na paisagem do vilarejo. As paredes do perímetro que eram obrigatórias por motivos de segurança, definem, junto com os cubos das salas de aula, uma sequência complexa de vazios e volumes. Ambos os espaços internos e externos contribuem com a definiçao do ambiente educativo. Entre as salas de aula existem espaços externos pequenos e íntimos, onde as crianças podem estar, brincar e relaxar sob a sombra de cerca de 50 árvores. O pátio principal, abraçado pelos edifícios representa o espaço mais relacional da escola. Dentro da área da escola e projetido pelas paredes, existem diferentes jardins e hortas como uma extensão natural das salas de aula.
Realização
Após a instalação da primeira pedra, as obras começaram imediatamente e procederam rapidamente. Operários afegães cuidadosamente seguiram os desenhor utilizando diferentes processos construtivos dos que estavam especificados. A exemplo das estruturas, que estava especificado serem construídas para então se fazer o fechamento das paredes com tijolos. Os operários constroem todos os elementos de uma vez, fundação, pilares e paredes e apenas no final as vigas de concreto e a cobertura. De certo modo, esses métodos construtivos são parecidos àqueles utilizados na reconstrução da Italia pós Segunda Guerra. Cada semana foram recebidos do diretor das obras, o engenheiro Taheri, relatos, fotos e atualizações na porcentagem dos trabalhos construídos. Não foi fácil controlar todos os detalhes à distância e ainda sim, no final de novembro de 2010, três membros do escritório italiano responsável visitaram o terreno para definirem os últimos acabamentos.
Materiais
A estrutura do edifício é de concreto armado, com fechamento de tijolos maciços. Todos os materiais e a tecnologias aplicadas foram definidos de acordo com os usos locais. Todas as fachadas e os muros externos foram pintados utilizando diferentes tons de azul. A cor é comumente utilizada no Afeganistão e o objetivo do projeto é criar um marco na paisagem azul, visível no entorno. A orientação das salas de aula e o desenho das fachadas foram pensados para garantir a quantidade certa de iluminação e ventilação naturais. As janelas foram projetadas como molduras metálicas, pintadas em vermelho para contrastar com o azul das paredes.
The structure of the building is a reinforced concrete frame, closed by solid bricks. All the materials and the applied technologies have been defined according to the local uses. All the façades and the border walls will be painted using different tones of blue. This colour is usually used in Afghanistan and the aim of the project is to create a blue landmark visible from the surroundings. The orientation of the classrooms and the design of the façades have been thought to assure the right amount of daylight and natural ventilation. The windows have been designed as iron frames, painted in red to make contrast with the blue of the walls.