Robert Venturi, ponta de lança do pós-modernismo, completa hoje seus 91 anos. Venturi, cujo livro de 1966 Complexidade e Contradição na Arquitetura' cunhou o termo "less is a bore" (em português algo como 'menos é uma chatice') - para contradizer a famosa frase de Mies van der Rohe "less is more" (menos é mais) - é possivelmente o mais influente dos teóricos que trabalhou buscando afastar a arquitetura do ethos modernista, no qual ela já havia se enraizado profundamente.
Não apenas um teórico, Venturi é igualmente conhecido por seus projetos; em conjunto com sua sócia Denise Scott Brown; fundou o escritório Venturi Scott Brown Associates e criou um legado que trouxe diversidade e inovação ao panorama da profissão da arquitetura. Apesar de ter recentemente se aposentado, sua influência continuará presente por décadas na profissão.
No aniversário de 90 anos de Robert Venturi, convidamos os leitores a redescobrir seus edifícios e ideias que o tornaram uma das mais importantes figuras da arquitetura no último século.
- Casa Vanna Venturi
- Entrevista: Robert Venturi e Denise Scott Brown
- Veja aqui tudo que já publicamos sobre Robert Venturi.