-
Fotografias:Marie-Françoise Plissart
Descrição enviada pela equipe de projeto. O distrito de Berkendael foi projetado em 1902 e se extende da Avenue Lepoutre à Place Brugmann, de onde é drenada por ruas em oblíquo em ambos os lados deste eixo. A Rue Joseph Stallaert é uma dessas ruas perpendiculares que chegam na Place Brugmann. A maioria destas ruas são compostas de casas residenciais que variam arquitetônicamente mas ainda sim mantém uma homogenidade. A Rue Stallaert apresenta as fachadas mais peculiares. Casas uni-familiares do começo do século XX justapõem edifícios de apartamentos mais modernos. Juntos, essas habitações formam um exemplo bem espefícico de planejamento urbano.
O recuo do edifício à direita da parcela em relação alinhamento da rua, oferece à futura construção uma terceira fachada que vai estar frente à quadra do outro lado. O programa exigido pelo cliente consistia um edifício de apartamentos junto à sua casa que contesse: no térreo, uma área para desenvolver atividades de caráter profissional, e nos pavimentos superiores três superfícies idênticas e no sub-solo, um estacionamento para o maior número de carros possível. Embora o projeto foi constuído num pequeno terreno na escala de uma casa familiar, é resultado de várias restrições legais e de planejamento urbano aplicáveis aos edifícios não destinados à habitações uni-familiares.
Os apartamentos devem ocupar uma superfície espalhada nos pavimentos da base ao topo de tal maneira que não devem extender em direção ao jardim e suas reentrâncias devem permaner limitadas. Como requerido pelas normas do distrito de Ixelles e a Região de Bruxelas durante as reuniões preparatórias, a parede comum foi estudada de maneira a oferecer uma terceira fachada enquanto respeita aos regulamentos do Códico Civil em relação as vistas e iluminação de paredes comuns.
A fachada então é "escavada" de acordo com a distância necessária para criar luz lateral, preservando a intimidade dos espaços interiores. Assim, terraços foram formados ao longo da parede comum. No piso térreo, é criado um espaço multi-uso se abre para o jardim, e assim, uma entrada de serviço que lhe permite ser utilizado como um estúdio.