O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) realizou na quarta-feira, 19 de junho, mais um debate público com a Prefeitura do Rio sobre as transformações urbanas da cidade, desta vez com foco na Habitação. O secretário municipal de Habitação, Pierre Batista, e o presidente do Instituto Rio Patrimônio, Washington Fajardo, representaram o poder municipal. No encontro, foi criada uma Comissão mista de Habitação para avaliar as intervenções previstas e em andamento na cidade. O grupo, coordenado pelo vice-presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, vai acompanhar o processo de reassentamento no Morro da Providência.
Participarão da comissão a Secretaria municipal de Habitação, a Comissão de Moradores do Morro da Providência, o IAB, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Regional (Ippur), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), a Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), o Programa de Pós-graduação em Urbanismo da UFRJ, o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e a arquiteta Fernanda Sales (responsável pelo projeto de reconstrução de casas e delimitação do gabarito de dois andares no Morro da Providência).
Pedro explica que a iniciativa é uma oportunidade de dar voz a atores que normalmente não são ouvidos: "Esta comissão é importante porque enxerga a cidade de uma maneira plural, e não através da lente de apenas uma classe social. No caso da Providência, o entorno do oratório não é prejudicado com a manutenção das 26 moradias que ali estão. Não há necessidade de remoção. A situação mais grave (do ponto de vista de ocupação de território e preservação do cenário) é uma caixa d’água da Cedae, que de longe é a maior edificação da região."
Via IAB/RJ