-
Arquitetos: Urban Platform
- Área: 6566 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Georges de Kinder + Serge Brison
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto anseia criar, por um lado, uma fachada contínua ao longo do lote para consolidar o caráter da rua e, por outro, liberar o pátio interno antes ocupado e torná-lo mais vegetado. Quatro residências de gabarito baixo são integradas a esse ambiente verde.
A porção elevada do projeto garantirá uma continuidade de gabarito, ultrapassando os quatro pavimentos das estruturas vizinhas e igualando-se aos cinco pavimentos mais característicos dos edifícios das ruas adjacentes. Para tanto, o sexto andar é afastado do alinhamento. Empregando um termo do vocabulário arquitetônico de Bruxelas, as "bow-windows" (janelas arqueadas para fora do alinhamento da parede) agregam ênfase vertical à fachada. Como a rua é relativamente estreita, as janelas constituem elementos destacados que proporcionam vistas frontais da mesma.
Esse componente arquitetônico dá à fachada um caráter vibrante, uma inter-relação dinâmica enquanto mantém certa homogeneidade geral. Entretanto, pela proporção das aberturas, os espaços que as recebem são os de uso prolongado nos períodos sem sol. A face oposta, por outro lado, é voltada para o sul e generosamente aberta para o jardim.
As salas de estar se prolongam pelas varandas, que criam desenhos horizontais e verticais, como um labirinto, de acordo com as vistas e a insolação, estabelecendo um ritmo variado, como na fachada da rua.
As casas voltadas ao pátio interno, naturalmente mais introspectivas, afastam-se do espaço comum e possuem seus jardins. Seus terraços marcam o exterior e ampliam as vistas, revelando o paisagismo do local.