Zaha Hadid não é uma desconhecida nos caminhos entre arquitetura e moda. A arquiteta já criou a cenografia para desfiles da grife Chanel, sapatos para Lacoste e foi, inclusive, nomeada a Mulher do Ano pela Glamour Magazine em 2012. Em busca de saciar um desejo constante por experimentação e inovação, Hadid se voltou a objetos de escala diminuta, com os quais pode abordar novas tecnologias de fabricação e mesmo redefinir relações de formais. Sua mais recente incursão no campo da moda - o projeto de um sapato em colaboração com a marca de Rem D. Koolhaas, United Nude - traz seu estilo arquitetônico para os pés de mulheres dispostas a pagar U$ 2 mil por um par de sapatos de salto alto.
Lançado Ontem na loja em Paris da United Nude, o sapato nOVa se baseia em princípios estruturais que lhe rendem a impressão de instabilidade. A United Nude afirma que o calçado projetado digitalmente não é apenas confortável, mas revolucionário: "o nOVa é o primeiro calçado na história a empregar a modelagem por rotação, que é a única técnica de modelagem que permite um resultado tão suave e contínuo.
Sobre sua colaboração com Rem D. Koolhaas, Hadid comentou: "Eu sempre admirei aqueles que ousam experimentar com materiais e proporções. Nossa colaboração com a United Nude reinterpreta a tipologia clássica de calçados; expandindo os limites do que é possível sem comprometer a integridade." O sapato, de edição limitada, pode ser encomendado através do site da United Nude.