O Design Museum em Londres conformou que Zaha Hadid comprou seu edifício, lar da instituição desde 1989, um ano após ter feito a oferta a um financiador privado. Embora os planos da arquiteta para a estrutura da década de 50 sejam ainda desconhecidos, alguns tem o palpite de que ela pretende transformá-la em um museu de arquitetura, enquanto outros acreditam que o edifício será a nova sede de seu escritório.
O dinheiro da venda será utilizado para ajudar a financiar um novo museu no antigo Instituto Commonwealth em Kensington. O interior deste novo local será projetado por Pawson, enquanto que o OMA se encarregará do desenho do entorno residencial.
De acordo com uma cláusula no contrato de venda, o Design Museum continuará a funcionar no Shad Thames, em Soutjwark, até 2015. Assim que concluído, a nova sede terá três vezes a área de exposição do antigo edifício comprado por Hadid, e atrairá cerca de 500 mil visitante por ano.
Em uma nota à imprensa fornecida pelo Design Museum, Zaha Hadid comentou: "Esta importante aquisição do Shad Thames preservará sua importância, e estamos ansiosos com o futuro uso e ocupação do edifício."
Via BDOnline, Design Museum
Fotografia de Gary Bembridge, licenciada via Creative Commons.