O grupo Architectural Associação e Foster + Partners anunciaram John Naylor da Diploma Unit 16 como o vencedor do Prêmio Foster + Partners 2013, pelo seu projeto Bamboo Lakou. Apresentado anualmente, o prêmio é atribuído a um estudante de arquitetura cujo portfólio melhor aborda os temas da sustentabilidade e infraestrutura.
Brett Steele, diretor da Architectural Association School of Architecture, disse: "O projeto de John Naylor demonstra as maneiras em que as idéias de infraestrutura - e imaginação arquitetônica - podem hoje se expandir para além dos clichés do Modernismo para se tornarem a própria vida, literalmente, respirando vida nas comunidades, cidades e países inteiros - hoje e por muito tempo no futuro ".
Situado no contexto do Haiti - um país que sofre massivo desmatamento - o projeto combina a criação de uma infraestrutura de bambu de crescimento sustentável com o desenvolvimento da arquitetura vernacular 'Lakou', uma tipologia com pátio central. Os objetivos do projeto são estabelecer o bambu dentro do setor de construção do Haiti, como uma alternativa ao concreto e resistente aos terremotos, para também pôr em prática uma estratégia de reflorestamento a longo prazo.
"Uma exploração das propriedades físicas do bambu apresentou a oportunidade de criar uma nova arquitetura vernacular no Haiti, com edifícios de bambu capazes de resistir a furacões e terremotos", disse Naylor. "Esta re-materialização da indústria da construção no país também pretende gerar o crescimento generalizado de bambu - um material com uma gama de benefícios ecológicos.