O Órgão Distrital Cultural West Kowloon nomeou Herzog & de Meuron e TFP Farrells para o projeto de um novo museu para a cultura visual na margem de um parque reativado de 14 hectares no Porto Victoria em Hong Kong. Concentrando-se na arte, arquitetura, design e imagens em movimento dos séculos XX e XXI, M+ será um dos primeiros projetos a serem concluídos no Distrito Cultural de West Kwollon, um local chave para a criação de intercâmbio interdisciplinar entre artes visuais e as artes performáticas na Ásia.
Talvez o elemento mais original e marcante do projeto será a maneira como o edifício "literalmente ancora-se ao solo". Para criar um "espaço radical" para as instalações e performances, Herzog & de Meuron projetaram uma ligação direta do museu ao Airport Express através de um túnel subterrâneo, em um esforço para desafiar artistas e curadores com um espaço de exposições sem precedentes.
Jacques Herzog afirmou: "Para que a arte entrar na vida de uma cidade como Hong Kong tem que vir de baixo, a partir de seus próprios fundamentos. Nosso Projeto + M faz exatamente isso, por literalmente emergindo do subsolo da cidade. "
Além do subterrâneo, avant-garde espaço de exposição, o museu de 60.000 metros quadrados irá acolher um centro de recursos, uma instituição de ensino, auditório, pátios interiores de vários andares e espaços de reuniões, restaurantes, bares, um jardim do céu e muito mais. Em um determinado momento, enquanto vagando pelo museu, os visitantes se deparam com uma abertura diagonal amplo no chão, que proporciona uma vista para o escavado "Space encontrado" abaixo eo edifício vertical e céu aberto acima através de um grande circular recorte no teto.
Brises horizontais serão integrados a fachada juntamente com um sistema de iluminação em LED que será ativado como um display das obras selecionadas pelos curadores ou criadas especialmente para o M+.
A conclusão está prevista para 2017.