-
Arquitetos: Lukasz Przybylowicz, Piotr Musialowski
- Área: 220 m²
-
Fotografias:Maciej Gasienica Giewont
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de um banheiro público conceito foi selecionado durante uma das edições do concurso de arquitetura organizado anualmente pelo produtor e distribuidor líder polonês de acessórios para banheiro - Sanitec Koło Ltd. A proposta das primeiras edições foi projetar o interior de um banheiro em edifícios residenciais e públicos. Desde 2006, os competidores têm a tarefa de realizar um projeto conceitual de um banheiro público em locais muito frequentados - respeitando as condições locais e diretrizes. Em 2007, o local escolhido foi Kazimierz Dolny no rio Vístula - as localizações são sempre associadas a lugares de potencial paisagístico e turístico. O principal critério de avaliação é se o projeto se encaixa na arquitetura das construções históricas da cidade, ao mesmo tempo que atende às exigências de tecnologia moderna e funcionalidade.
O banheiro público deveria ser construído em um terreno pertencente à agência local de águas, nas proximidades de uma pequena estação de bombeamento. A maior dificuldade foi harmonizar o projeto do banheiro público com a detalhada arquitetura da pequena cidade de Kazimierz Dolny.
Devido aos múltiplos propósitos do banheiro, ele foi projetado como um grupo de três objetos menores. Toda a propriedade foi envolvida por uma cerca, inspirada nas tradicionais, em madeira. Do lado norte, a cerca foi transformada em um abrigo de madeira que integra todos os elementos da nova construção. Como resultado, a área da estação de bombeamento foi dividida em duas partes: a comunal e a fechada para pedestres.
O volume, abaixo da estrutura de madeira, é revestido em argamassa. As entradas para os espaços são de reboco pintado. Tudo isto torna o projeto homogêneo e evita detalhes desnecessários. Também destaca o delicado jogo de luz e sombra criado pela madeira.
O telhado foi coberta com uma chapa grafite, feita de titânio e zinco. As janelas localizam-se diretamente na cobertura, iluminando os espaços sem privá-los da privacidade necessária.
"De acordo com nossa suposição, os interiores devem ser claros, limpos, duráveis, e apesar de seu pequeno tamanho, dar a impressão de amplitude. Devido a diversidade de estilos do ambiente tradicional de Kazimierz Dolny, a construção pode precisar de algum tempo para se adaptar ao lugar. No entanto, esperamos que o projeto receba a aceitação dos moradores e em breve seja reconhecido como uma parte integrante de Kazimierz Dolny."