Comunidades locais vão além de simples conjuntos de edificações e infraestrutura. Elas carregam consigo um caráter arquitetônico distinto, refletindo sua história, cultura e valores. Nossa revisão anual aprofunda-se nas narrativas mais marcantes que exploram a identidade arquitetônica de diversas comunidades locais.
Cortesia de interplay+komy | Pavilhão da Polônia Expo 2025
O escritório Interplay divulgou sua proposta para o Pavilhão da Polônia na Expo Mundial em Osaka, Kansai. Encomendado pela Agência de Investimento e Comércio da Polônia, o projeto responde ao tema da próxima Expo: A sociedade do futuro. O Pavilhão da Polônia nasceu da fascinação do escritório pelas espirais, especificamente o uso da forma em diferentes escalas, desde "moléculas de proteína até a estrutura das galáxias". Servindo como um símbolo da engenhosidade polonesa, o pavilhão com padrões geométricos pretende estender sua influência para além das fronteiras nacionais.
Zofia Chomötowska, esforço de remoção de escombros no local do Blank Palace na Praça do Teatro, 1945. Imagem cortesia do Museu de Varsóvia
A exposição "Warsaw 1945-1949: Rising from Rubble" ocorreu este ano no Museu de Varsóvia, explorando o processo de reconstrução da cidade que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial. Neste período, toda a estrutura urbana, arquitetura, status social e econômico de Varsóvia tiveram de ser reconstruídos do zero. Com curadoria de Adam Przywara, a exposição "ofereceu uma nova perspectiva sobre o mito da reconstrução pós-guerra da capital polonesa e uma das páginas mais interessantes de sua história".
O pavilhão polonês apresentará Datament na Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia. A instalação permitirá que os visitantes experimentem os dados em sua forma física. O objetivo central da exposição é mostrar o quão importantes os dados se tornaram, moldando a realidade em que vivemos, criamos e habitamos. Com curadoria de Anna Barlik, Marcin Strzała e Jacek Sosnowski, Datament é um ponto de partida para discutir como os dados e as novas tecnologias desempenharão um papel crucial no futuro.
Com o início do novo ano, aguardamos com expectativa os projetos mais emocionantes planejados para 2023. A segunda torre mais alta do mundo está atualmente em construção na Malásia; no Egito, o maior museu arqueológico está quase pronto para abrir suas portas; na Albânia o MVRDV está atualmente trabalhando na requalificação de um importante marco brutalista. De escritórios como Snøhetta, OMA, Studio Gang, Zaha Hadid Architects, BIG, e o mais recente vencedor do Prêmio Pritzker, Francis Kéré, a seleção a seguir reúne projetos localizados em várias partes do mundo, de diferentes escalas e programas, de aeroportos internacionais a galerias de arte e museus.
O consórcio Foster + Partners e Buro Happold foi anunciado como vencedor do concurso para projetar o novo aeroporto CPK, situado entre Varsóvia e Łódź, na Polônia. O projeto é concebido como um complexo intermodal de transporte do século XXI, reunindo transporte aéreo, ferroviário e rodoviário. O projeto busca um equilíbrio entre eficiência operacional, responsabilidade ambiental e uma expressão simbólica que reflita a identidade nacional do país. Inicialmente, o aeroporto atenderá até 40 milhões de passageiros, mas está planejado para se expandir facilmente para atingir a meta de 65 milhões de passageiros em 2060.
Quando as cidades crescem, com suas populações em expansão, a habitação torna-se um componente essencial do caráter urbano das metrópoles. Experimentos habitacionais têm sido espalhados por governos em todo o mundo, com diferentes resultados e, sem dúvida, opiniões divergentes. Os conjuntos habitacionais da era soviética da Europa central e oriental são particularmente interessantes a esse respeito.Esses projetos de habitação em massa foram descartados e vistos como gigantes monstruosidades. O legado deles é mais complicado do que isso.
Respondendo ao concurso de arquitetura para o edifício CAMERIMAGE do Centro Europeu de Cinema, Kengo Kuma & Associates propôs um novo marco icônico que celebra o cinema e a arquitetura como "formas universais de expressão". O projeto, que ficou em segundo lugar na competição, propunha uma fachada que remetia ao movimento das cortinas se abrindo diante do palco ou da tela de cinema.