Esta semana em nossa série Fotografia e Arquitetura queremos apresentar o chileno Nico Saieh, reconhecido fotógrafo de arquitetura que se destaca por ter fotografado algumas das melhores obras da arquitetura chilena contemporânea.
Nico Saieh é arquiteto formado pela Universidade Católica do Chile, porém, foi se envolvendo pouco a pouco com a fotografia quando trabalhava em alguns escritórios de arquitetura. Atualmente, além de seu trabalho como fotógrafo de arquitetura, atua como Architecture Editor no ArchDaily.
A seguir, mostramos algumas das fotografias mais recentes de Nico Saieh e uma entrevista exclusiva sobre seu trabalho.
1. Quando e como iniciou a fotografar arquitetura?
Sempre me interessei pela fotografia e busquei aprender através da prática, porém, nunca sequer pensei que isso poderia se converter em um trabalho.
Depois de trabalhar em alguns escritórios de arquitetura, fui me envolvendo cada vez mais com a divulgação dos projetos, o que me permitiu desenvolver especificamente a fotografia de arquitetura , transformando meu entretenimento em algo mais sério.
2. Você é arquiteto?
Sim, estudei arquitetura na Universidade Católica do Chile, o que considero fundamental. Embora para muita gente eu não esteja trabalhando na carreira que estudei, sinto que faço muito mais pelo mundo da arquitetura do que se estivesse na frente de um computador, desenvolvendo projetos.
3. Por que se interessou em fotografar arquitetura?
É a mistura do que estudei com algo que aprecio muito. Gosto de despender o tempo que for, percorrendo os projetos por bastante tempo, antes de fazer uma fotografia.
Há muito tempo li que "um projeto não está concluído até que seja fotografado", e creio que isso é o que mais me agrada e motiva... Pensar no meu trabalho é parte do desenvolvimento de uma obra e uma contribuição àquilo que o arquiteto quis criar.
4. Arquiteto favorito?
Pergunta difícil, pois acredito que seja necessário conhecer pessoalmente a obra de um arquiteto para opinar. Sendo assim, diria que Alvar Aalto. Visitei diversos projetos dele há alguns meses e fiquei impressionado pela qualidades deles, tanto espacialmente como nos detalhes. Suas obras foram construídas há mais de 50 anos, e ainda assim continuam sendo uma arquitetura com clareza e limpeza impressionante.
5. Obra favorita?
Não tenho uma obra favorita, porém, acredito que a arquitetura que se desenvolveu na metade do século passado no Brasil se destaca muito do que se fazia nos países vizinhos. Gostaria muito de visitar Brasília e registrar aqueles edifícios e a cidade como um todo.
6. Como você trabalha? De forma independente, com revistas, com arquitetos? Você costuma viajar a trabalho?
Sobretudo de forma independente, direto com os arquitetos.
7. Que equipamentos e softwares você costuma usar?
Câmera e lentes Canon para fotografar, Aperture e Photoshop para a pós-produção.