Jean Nouvel vence a competição para o National Art Museum of China

Os rumores são verdadeiros: Jean Nouvel foi selecionado como o vencedor oficial da aclamada competição para o National Art Museum of China (NAMOC) em Pequim. De acordo com o website Dezeen, a notícia foi confirmada pelo assessor de Nouvel, Oliver Schimitt. Embora pouco tenha sido divulgado sobre o projeto vencedor, alguns o descreveram como uma "grande estrutura" baseada na simplicidade de uma única linha - "uma única pincelada".

Em uma entrevista para a Financial Times, Nouvel citou o artista chines Shi Tao (1642 - 1707): "Um única linha é a origem da existência de tudo. [...] Começamos com a caligrafia. [...] Os estudantes costumam passar meio ano apenas em sua primeira linha com o pincel. Esta primeira linha contem toda a cultura chinesa - pintura, escrita e a energia do Chi."

Um comunicado oficial do governo chinês ainda está sendo aguardado. Assim que alguma notícia for anunciada, publicaremos aqui no Archdaily Brasil.

Ano passado, Nouvel foi anunciado como um dos finalistas do concurso para o NAMOC, juntamente com Zaha Hadid e Frank Gehry. Assim que for concluído, o museu, que abrigará peças de arte do século XX e de caligrafia, se tornará o elemento central do novo distrito cultural do Parque Olímpico.

Proposta de Frank Gehry.
Proposta de Zaha Hadid.

Leia a notícia completa publicada pelo Financial Times para mais informações sobre o projeto de Jean Nouvel.

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Jean Nouvel vence a competição para o National Art Museum of China" [Jean Nouvel Named as Winner of National Art Museum of China Competition] 26 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-130357/jean-nouvel-vence-a-competicao-para-o-national-art-museum-of-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.