O Museu de Arte Moderna (MoMA) deu início à popular Warm Up Summer Music no MoMA PS1, com a grande abertura de Party Wall. A grande instalação, projetada pelo estúdio CODA, foi a proposta vencedora do 14º Programa para Jovens Arquitetos, que proporciona uma oportunidade a arquitetos em início de carreira de construir um projeto inovador.
Com uma pele porosa feita de refugos de pranchas de skates, a estrutura experimental cumpriu muito bem sua função, proporcionando sombra e assentos móveis para a multidão se acomodar.
Veja a instalação em ação, a seguir...
"A proposta do CODA foi selecionada pelo inteligente uso de recursos disponíveis nos arredores - refugo dos produtos ligados a manufatura de skates -, criando um elemento arquitetônico impactante e poético no pátio do MoMA PS1," disse Pedro Gadanho, curador do Departamento de Arquitetura e Design do MoMA. "Party Wall se projeta sobre os diferentes espaços, potencializando neles diferentes propostas, ao mesmo tempo que evidencia que mesmo os mais inesperados materiais podem ser reinventados para originar formas arquitetônicas que podem se comunicar com o público."
Em diversos locais embaixo da estrutura, tanques de água funcionam como estações de resfriamento que podem, inclusive, ser cobertas, proporcionando quase que bastidores, ou apenas lugares protegidos da luz solar direta.
A estrutura metálica treliçada de Party Wall é contraventada por "colchões" de água feitos de tecido de poliéster que podem ser acesos à noite, produzindo interessantes efeitos luminosos.
Para ver mais fotos da instalação Party Wall, acesse a página do Flickr de Zachary Tyler Newton.
Veja também esta entrevista exclusiva com a diretora do CODA Caroline O'Donnell falando sobre a instalação Party Wall.
Dentre os vencedores anteriores do Programa para Jovens Arquitetos, estão: HWKN's Wendy (2012), Interboro Partners' Holding Pattern (2011), SO-IL's Pole Dance (2010), MOS Architects' Afterparty (2009) and Work AC's PF1 (2008).