CityVision acaba de anunciar os vencedores do Concurso do Rio de Janeiro, sua quinta competição internacional de ideias, lançada no início deste ano, que buscava esboçar uma visão do futuro da cidade do Rio de Janeiro. Após receber 68 propostas oriundas dos cinco continentes, o júri deste ano selecionou um vencedor e 9 menções honrosas. O primeiro colocado foi Donghua Chen, da China, com seu projeto "Ceu de Janeiro", que não foca na supremacia da unidade, mas em um ambiente mutável de integrações. Mais imagens e informações sobre as propostas vencedoras a seguir.
As propostas passaram por um júri internacional presidido por Alejandro Zaera-Polo e formado por Jeffrey Inaba, Jeroen Koolhaas, Hernan Diaz Alonso, Pedro Rivera e Cristiano Toraldo di Francia.
"Ceu é o ser da multiplicidade, da gestão centralizada do poder à auto-organização, da primazia da eficiência à coexistência harmônica, das camadas subordinadas à igualdade do pluralismo."
Um prêmio especial (FARM PRIZE) foi concedido por Andrea Bartoli do Farm Cultural Park a Alessandro Nardacci, Alessandro Oltremarini e Federico Marchi.
As 9 menções especiais são:
- Gwyl Jahn e Tom Morgan (The City Beyond the City)
- Sam George Welham, Rui Liu e Chun Fatt Lee (Dot.Scaped Centro)
- Lee, Kyo Seon, Hong, Yoon Kee e Song, Jin Young (Tensile City)
- Andrea Galli, Riccardo Berghella, Ottavio Berghella e Lorenzo Massimiano (Mantica)
- Alfie Koetter e Emmett Zeifman (Measure)
- Tiago Torres-Campos (Sailing is Necessary, Living is Not Necessary)
- Justin Garrison, Dorin Baul, Carla Landa, Rania Ghosn (4.7: A Geographic Stroll Around the Horizon)
- André Cavendish e Alessandra Monarcha (Metropolitan Anthropophagy)
- Roberto Costa e Rodrigo Bocater (Latent Skyline).
Para mais informações, por favor, visite a página oficial da competição.