Parece que quanto maiores são as cidades, menos interação há entre seus habitantes. Assim, as maneiras de socializar vão mudando em função do lugar onde se vive. Alguns organizam saídas com amigos ou colegas de trabalho, enquanto outros optam por sair com a esperança de encontrar alguém com algum interesse em comum.
Destas alternativas, andar de bicicleta é uma atividade que congrega várias pessoas, mas ao pedalar em meio à cidade, não há tanta troca entre os envolvidos. Spike é um aplicativo estudado em Nova York que pretende alterar isso. Sua criadora, Sandra Richter, investigou como mudar o comportamento da mobilidade utilizando a tecnologia persuasiva para aumentar a quantidade de pessoas que usa a bicicleta como uma opção de mobilidade sustentável e saudável. Uma das soluções que propõe é que qualquer usuário possa definir sua rota em um mapa um dia antes de viajar, por exemplo. Desta maneira, terá possibilidade de contatar-se com outro ciclista que faça a mesma rota no mesmo horário e planejar uma viagem mais segura – pois ambos se acompanhariam -, potencializando, assim, a criação de uma comunidade entre os usuários de bicicletas.
Sandra Richter é engenheira em Marketing, especializada em Psicologia e Inovação pela Universidade das Artes de Berlim e este ano foi nomeada uma das "100 pessoas mais criativas nos Negócios", pela revista Fast Company, graças ao seu trabalho sobre a temática urbana. Desta vez, Richter dedicou-se a pesquisar como os perfis de persuasão podem conduzir à escolha de comportamentos mais sustentáveis de mobilidade urbana pessoal. Desta forma, escolheu as ruas de Nova York para analisar os padrões de mobilidade atuais. Uma das conclusões mais importantes do seu estudo mostrou que andar de bicicleta desacompanhado em uma área densa é percebido como inseguro, enquanto fazê-lo junto com outras pessoas aumenta a percepção de segurança.
Assim, Spike foi especialmente concebido como complemento dos sistemas de bicicletas compartilhadas. Este aplicativa de "ciclismo social", utiliza estratégias de persuasão - como presentear o usuário com minutos grátis – que desencadeiam um ciclo social e aumentam o nível de segurança percebida ao se andar de bicicleta pela cidade.
Em sua tese, Sandra cunhou o termo "Ciclismo social", como um conceito fundamental para este aplicativo móvel persuasivo. Além disso, desenvolveu uma estratégia e diretrizes de design específicas para as cidades que permitam que este ciclismo social seja implantado.
Por Francisca Codoceo, via Plataforma Urbana. Tradução Eduardo Souza, ArchDaily Brasil.