A Escola de Design de Harvard anunciou os vencedores do 11º Prêmio Veronica Rudge Green de Desenho Urbano: Eduardo Souto de Moura e sua obra do Metro do Porto, Portugal; e o Projeto de Integração Urbana Nordeste em Medellín, Colômbia.
Ao comentar sobre a importância dos dois projetos vencedores, o membro do júri Micahel Sorkin disse: "Se há lições de desenho urbano a serem tomadas de Medellín e Porto, penso que a maior lição tem a ver com a ruptura da segregação entre as disciplinas no campo do projeto. Historicamente entendemos que paisagismo fica em um lugar, arquitetura em outro e desenho urbano em outro ainda, com as três disciplinas em constante conflito a respeito de seus direitos e abrangências. Uma das coisas revolucionárias a respeito de Medellín é que distinguir entre estas disciplinas não é mais tarefa possível."
Mais sobre os projetos vencedores, cortesia da Escola de Design de Harvard:
O Metro do Porto, em Portugal, foi projetado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, que conceituou o metrô e facilitou o andamento do projeto. O prêmio também reconhece o papel central da autoridade de transportes Metro do Porto.
Projeto de Integração Urbana Nordeste em Medellín, Colômbia, foi financiado pela Prefeitura de Medellín, que recebe o prêmio por sua visão e apoio ao projeto. O prêmio também reconhece a liderança de projeto do arquiteto Alejandro Echeverri e o papel da Empresa de Desarrollo Urbano (EDU) no projeto, administração e execução da obra.
Premiando estes dois projetos, o júri espera enfatizar a potencial destas infraestruturas de mobilidade na transformação das cidades e regiões. A extensão e abrangência destas obras no reparo e regeneração das cidades envolvidas, através de intervenções bem projetadas, são particularmente valiosas no contexto global de urbanização.
As duas obras criam oportunidades de mobilidade que ultrapassam o movimento físico para promover a mobilidade social e revigorar o espaço cívico. Colocar estes dois projetos extremamente diferentes lado a lado também ressalta as divergências econômicas, políticas, culturais e logísticas enfrentadas por ambos.
Os dois projetos, que fazem parte da exposição Transformative Mobilities: Porto & Medellín - aberta até 13 de outubro -, foram homenageados em uma cerimônia e palestra com Rahul Mehrotra, professor e Chefe do Departamento de Planejamento Urbano e Design, nesta última terça-feira, 03 de setembro.
O júri de 2013:
- Rahul Mehrotra, Professor de Desenho e Planejamento Urbano e Chefe do Departamento de Planejamento Urbano e Design, Harvard GSD
- Anita Berrizbeitia, Professor de Arquitetura da Paisagem, Harvard GSD
- Joan Busquets, Martin Bucksbaum Professor de Planejamento Urbano e Design, Harvard GSD
- Gary Hilderbrand, Professor de Arquitetura da Paisagem, Harvard GSD
- Michael Sorkin, Professor de Arquitetura e Diretor do Programa de Desenho Urbano na Escola de Arquitetura Bernard and Anne Spitzer no City College, Nova Iorque
Via Harvard GSD.