O edifício The Change Iniciative (TCI) em Dubai, Emirados Árabes Unidos, recebeu 107 do total de 110 pontos do certificado LEED, o que faz dele o "edifício mais sustentável do mundo". O prédio de 4.000m² - que oferece "soluções sustentáveis" a seus clientes - recebeu o certificado LEED Platina com a pontuação mais alta já alcançada por um edifício, superando o recorde anterior de 105 pontos.
Embora suas pretensões sustentáveis sejam questionáveis, tendo em vista a controversa reputação do LEED, o edifício TCI apresenta 26 estratégias ambientais que incluem painéis solares, pintura reflexiva, isolamento três vezes mais eficiente que o utilizado em edifícios convencionais, sistema de reutilização de água e materiais reciclados. 40% de toda a energia utilizada pelo edifício é gerada pelos seu sistema de painéis fotovoltaicos.
O TCI não é o primeiro edifício em Dubai a receber altas avaliações do LEED. O edifício Dubai Electricity and Water Authority‘s (DEWA), maior edifício governamental do mundo, marcou 98 dos 110 pontos.
Após atingir a alta pontuação, o edifício prevê abrir outros 25 estabelecimentos em todo o mundo. O presidente e fundador da companhia, Gundeep Singh, disse em um comunicado: "A maioria das pessoas acredita que Dubai não pode ser sustentável, ou que é menos sustentável que as outras cidades. Porém, demonstramos que se Dubai pode construir o edifício mais alto do mundo, então pode também construir o mais sustentável".
Via Treehugger