O escritório paulistano METRO Arquitetos Associados assinou, em parceira com os arquitetos uruguaios Federico Mirabal e Javier Pirez, um dos 5 projetos finalistas para a nova Antel Arena, um complexo multiuso no centro de Montevidéu, Uruguai. A primeira fase reuniu 73 projetos concorrentes, e a decisão final sobre o selecionado será anunciada em outubro.
É prevista uma arena com capacidade para aproximadamente 10 mil espectadores, e que funcionará como parte fundamental de uma grande revitalização no entorno da obra, onde hoje existe uma arena abandonada, o antigo Cilindro Municipal. Para tanto, o projeto prevê usos além dos desportivos para o espaço, como arena de espetáculos, museu em homenagem aos resistentes à Ditadura local, área de comércio e serviços, e um terminal de ônibus e táxis.
A proposta do METRO é a única que não propõe a demolição da arena original, defendendo a conservação do edifício. A ideia principal do projeto é criar um amplo espaço coberto entre o parque e a arena, que sirva à população para as mais diversas manifestações.
O projeto ainda prevê áreas de convivência, como jardins e parques, ao menos 800 vagas de estacionamento e monumentos em homenagem a Leonel Viera, arquiteto original do Cilindro Municipal, e a Héctor Grauert, fundador do Club de Básquet Montevideo, que dava nome à antiga construção.