Hoje, 12 de setembro, acontece a abertura da Trienal de Lisboa Close, Closer.
A curadoria proposta por Beatrice Galilee (Londres), em conjunto com José Esparza (México), Mariana Pestana (Londres) e Liam Young (Londres) não busca celebrar a beleza, qualidade e consciência das obras expostas, algo que para os arquitetos é fundamental; sua intenção é, por outro lado, abrir o debate para a reconsideração dos aspectos da prática arquitetônica que são importantes aos 99% restantes, examinando as formas políticas, tecnológicas, emocionais e institucionais da prática espacial. Buscando estar perto, mais perto.
Mais informações a seguir.
"De setembro a dezembro de 2013, a Trienal de Arquitetura de Lisboa será uma plataforma fundamental para a pluralidade da prática espacial contemporânea. Os eventos e exposições apresentarão a arquitetura como uma disciplina que não é exclusiva aos profissionais, ou definida apenas por edifícios, mas como um campo cada vez mais amplo ao qual sociólogos, cientistas, curadores e artistas estão vinculados de forma dinâmica".
“Close, Closer contará com três exposições, um programa público, uma série de publicações digitais, um prêmio para estudantes, o Prêmio Debut para jovens arquitetos, e um prêmio para a Trajetória. Nesta edição há, também, um novo tipo de competição, chamada Crisis Buster, que concede um número limitado de bolsas de estudo às equipes que apresentarem projetos de curto a longo prazo para Lisboa."
México na Trienal:
A América Latina está presente em Close, Closer através de José Esparza, arquiteto mexicano que tem trabalhado como curador e correspondente da revista Domus em Nova Iorque.
Seu trabalho foca no New Publics, "um programa público de três meses de duração que pretende ser o cenário central da pluralidade na produção da prática espacial contemporânea, com o objetivo de proporcionar uma plataforma para a articulação de agendas claras com maiores ambições cívicas. O programa se apresenta como um foro para materializar a multiplicidade de argumentos e criar coletivamente estratégias efetivas de mudança estrutural."
Outra representante da arquitetura mexicana, Frida Escobedo, propõe o Civic Stage, um palco circular localizado em uma das praças principais cuja inclinação muda de acordo com a quantidade e posição das pessoas.
Chile:
O escritório de arquitetura chileno Pezo & von Ellrichshausen realizou uma instalação intitulada "Crux pavilion" como parte do projeto Kairos, idealizado pelos arquitetos Tim Simons (Alemanha) e João Quintela (Portugal) para o espaço cultural Lx Factory de Lisboa.
Francisca Benitez, chilena residindo em Nova Iorque, também estará participando da seção New Publics.