No dia 14 de setembro, dois interessantes eventos acontecerão em Orléans, Paris: a abertura do novo Frac Centre, projetado por JAKOB + MACFARLANE, e a nona edição do ArchLab.
O FRAC Centre é voltado á difusão da arte e arquitetura contemporânea e apresenta uma das mais impressionantes coleções de arte e arquitetura experimental do período de 1950 até os dias de hoje, incluindo cerca de 15 mil desenhos de arquitetura, 800 maquetes e 600 trabalhos de artistas. A galeria permanente apresenta itens únicos que vão de modelos e pinturas de Zaha Hadid, ilustrações de "Delirious New York", até modelos originais de casas experimentais de Shigeru Ban, Kazuyo Sejima e Sou Fujimoto. A coleção permanente é imperdível para os arquitetos. O novo centro de JAKOB + MACFARLANE trás de volta à vida um antigo edifício militar, agora integrado com uma nova estrutura contemporânea que conta com uma fachada "midiática" concebida por Electronic Shadow (assista o vídeo).
Abrindo para o público amanhã, 14 de setembro, o ArchLab chega a sua nona edição após um período de ausência durante a construção do novo FRAC Centre. O laboratório iniciou como uma plataforma para questionamentos acerca da prática arquitetônica e a diversificação de seu campo de competência, além de questionar, também, sobre os novos desafios urbanos e as mudanças do mundo globalizado. Fundado por Marie-Ange Brayer (diretora do FRAC) e Frédéric Migayrou (vice-diretor do MNAM-Centre Pompidou), o ArchLab tem moldado o debate sobre a arquitetura e já impulsionou muitos arquitetos.
O tema desta nona edição é: "Naturalizing Architecture":
A arquitetura hoje se sobrepõe à biologia molecular, mesmo a processos de replicação, transcrição e tradução de material genético. Deste modo, arquitetos podem introduzir modelos complexos baseados em processos que envolvem auto-geração de matéria e incorporam variáveis sociais, materiais e ambientais ao programa. Controlar estes processos faz da hibridização uma nova ordem arquitetônica.
A exposição no ArchLab inclui trabalhos de quarenta arquitetos, designers, estilistas e artistas cujas obras expandem o campo da arquitetura. Também estão programados dois simpósios nos dias 24 e 25 de outubro.
Para mais informações, por favor, visite a página do FRAC Centre. O centro fica a apenas 10 minutos de caminha da da estação de trens de Orléans (uma hora da estação Paris Austerlitz)
Responsável pela cobertura do evento, a equipe ArchDaily entrevistará os curadores e alguns dos arquitetos nos próximos dias, portanto, fiquem de olho!