A Royal Academy of Arts’ (RA) de Londres será em breve transformada em um "labirinto arquitetônico" multi-sensorial com a construção de sete instalações de sete renomados arquitetos, Sensing Space: Architecture Reimagined (Espaço Sensorial: Arquitetura Reimaginada). Os participantes, cuidadosamente escolhidos pelas curadoras Kate Goodwin e Drue Heinz, incluem Alvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Pezo von Ellrichshausen e Kengo Kuma.
O conceito de Sensing Space foi inspirado pela conversa entre Goodwin e um arquiteto que lhe explicou a relação entre o contato tátil e a arquitetura. Assim, ela procurou criar uma exposição que encorajasse os espectadores a experienciar a arquitetura de uma forma nova e visceral.
"Estamos fazendo algo que nunca fizemos, que é encorajar os visitantes a tocar", disse Goodwin.
Como descrito por Wired, "A exposição não foi apenas concebida pela causa da arte ou diversão, ela busca justamente introduzir a arquitetura a um novo público ou despertar novas perspectivas em um público antigo. [...] Espera-se proporcionar a leigos e especialistas um modo novo e acessível de experienciar a arquitetura em seus cotidianos, relembrando-os aquilo que, uma vez, acharam tão cativante. Quando criança, era fácil ver uma curva na parede e acha-la um excelente lugar para uma caverna, ou associar a madeira dura do corrimão da escada com a nossa casa - é este sentido de possibilidade e familiaridade que a exposição espera evocar."
A abertura de Sensing Space: Architecture Reimagined acontecerá no dia 21 de janeiro de 2014. Mais informações aqui.