Hoje, celebramos o 130° ano de nascimento de Charles Edouard Jeanneret-Gris (1887-1965), mais conhecido como Le Corbusier.
O arquiteto, urbanista, designer, pintor e escritor suíço é amplamente considerado um dos pioneiros do movimento moderno na arquitetura. Durante os 50 anos em que trabalhou com arquitetura, teve obras construídas por toda a Europa, Índia e Estados Unidos.
A carreira arquitetônica de Le Corbusier se iniciou realmente em 1914, quando desenvolveu um esquema para a "Casa Domino", um projeto que serviu de base para sua obra futura.
Após mudar-se para Paris, na década de 1910, Corbusier abriu seu escritório em conjunto com seu primo Pierre Jeanneret. Foi lá que começou a explorar o conceito da casa como "máquina de morar", e começou a desenvolver seus cinco pontos da arquitetura, colocados em prática no projeto da Villa Savoye.
Embora não tenha construído durante a Segunda Guerra Mundial, continuou a desenvolver suas teorias sobre construção modular, que foram posteriormente materializadas no seu projeto da Unité D'Habitation (1947)
No final de sua carreira teve muitas obras construídas na Índia, onde suas estruturas articuladas utilizavam concreto em estado bruto e materiais vernaculares.
A obra de Le Corbusier está entre as mais influentes da arquitetura moderna, particularmente seus trabalhos de planejamento urbano. Ele esteve dentre os primeiros a antecipar a influência do automóvel no desenvolvimento das cidades, e suas teorias urbanas são consideradas cânones desde suas publicações.
"Espaço e luz e ordem. Estas são as coisas que os homens precisam tanto quanto precisam de pão ou um lugar para dormir."
Revisite alguns artigos publicados no ArchDaily Brasil ou no ArchDalily sobre Le Corbusier:
- Filme raro que mostra Le Corbusier discutindo poesia e sua obra
- Uma pequena casa
- Vídeo: Le Corbusier 2.0
- Video: Villa Savoye, the Five Points of a New Architecture
- Le Corbusier, Antoine de Saint-Exupéry, e seus voos de fantasia
.
.
.
.
.
.
.
.