Os escritórios WXY Architecture + Urban Design e dlandstudio architecture & landscape foram contratados para realizar um estudo de viabilidade para o The QueensWay, um caminho ferroviário abandonado de 3,5 km no Queens, Nova Iorque, que será convertido em um parque inspirado no High Line. Como mostrado ainda este ano, o caminho elevado está inativo desde 1962 e, se transformado em um parque público, servirá a mais de 250 mil pessoas que habitam a região.
Susannah Drake, diretora do dlandstudio, comentou: "Ecologias conectadas - sejam naturais, sociais ou culturais - são importantes no ambiente urbano. Da mesma forma que o Central Park é o coração e pulmões de Manhattan, o Queens Way, através de um projeto bem concebido, pode se tornar uma importante artéria de espaços abertos verdes que servirá a uma vibrante comunidade, oferecendo oportunidades para recreação, educação, encontros comunitários e produtividade ecológica em nossa grande cidade."
Inovador no desenvolvimento de infraestruturas verdes e parques para uma Nova Iorque mais sustentável, a liderança do escritório dlandstudio neste estudo, em conjunto com a WXY - uma firma especializada em parques e projetos urbanos -, certamente renderá resultados interessantes.
"Nossa equipe tem a honra de trabalhar em conjunto com Friends of the QueensWay e com Trust for Public Land no projeto deste que será um novo caminho verde e um espaço público transformador." disse Claire Weisz, diretora e sócia do WXY. "Vemos este estudo como um passo vital na reivindicação do Queens Way como corredor cultural e uma conexão rica em vegetação".
WXY e dlandstudio iniciaram um processo que durará 10 meses para o desenvolvimento de um plano estratégico para o parque linear. Os estudos avaliarão as estruturas elevadas e analisarão as condições ambientais. O plano estratégico também esboçará os usos do parque, além de propor um modo para a tomada das decisões futuras relativas ao projeto do Queens Way.
Empregando desde oficinas comunitárias a discussões durante feiras de rua, a equipe busca engajar profundamente a comunidade que se beneficiará do parque. Cerca de 250 mil pessoas vivem em um raio de 1,6 km do antigo caminho ferroviário e se beneficiarão com o crescimento econômico impulsionado pelo projeto. Através de intenso engajamento comunitário serão traçadas as diretrizes para este novo e icônico parque linear.
Uma iniciativa como esta é algo esperado há muito tempo por boa parte dos habitantes do Queens. Com a ajuda de engenheiros ambientalistas, facilitadores comunitários e analistas econômicos, o WXY e o dlandstudio realizarão um estudo que tem o potencial de revitalizar toda a região.