Hoje acontece a abertura oficial das exposições da X Bienal de Arquitetura de São Paulo.E para acompanhar todas as atividades do evento, ArchDaily Brasil realizou uma parceria com a X Bienal e nós criamos especialmente para nossos leitores uma seção no nosso menu principal: BIENAL SP - Onde todos os dias, vocês poderão ver atualizados todos os eventos, entrevistas exclusivas e um resumo dos principais acontecimentos do principal evento da arquitetura no Brasil.
A Bienal de Arquitetura de São Paulo, realizada há 40 anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, chega à sua décima edição com o tema “Cidade: Modos de Fazer, Modos de Usar” e curadoria de Guilherme Wisnik (curador geral), Ana Luiza Nobre e Ligia Nobre (curadoras adjuntas). Refletindo sobre a cidade contemporânea, a Bienal incorpora a dimensão urbana na sua própria estrutura espacial em rede. Assim, ao mesmo tempo em que visita a exposição, o público tem a experiência viva da cidade de São Paulo.
A escolha dos locais que compõem a rede segue dois critérios básicos: a qualidade dos espaços na relação entre arquitetura e uso e sua acessibilidade, por meio da articulação ao sistema de transporte de massa da cidade. Desse modo, é possível visitar toda a X Bienal a partir de um conjunto multimodal que tem o metrô como espinha dorsal.
A rede de espaços expositivos é composta pelos seguintes pontos: Centro Cultural São Paulo, Sesc Pompeia, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), Museu da Casa Brasileira, Centro Universitário Maria Antonia – USP (Ceuma), Praça Victor Civita, Associação Parque Minhocão e Projeto Encontros – Metrô Paraíso.
A rede expandida inclui Casa de Francisca, Casa do Povo, Cemitério do Araçá, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Galeria Choque Cultural, Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, Instituto de Arquitetos do Brasil-São Paulo e Teatro Oficina.
Confira aqui a programação do dia da abertura oficial 12/10/2013 :
Museu da Casa Brasileira
15h Mesa “Modos de habitar” - Antônio Márcio, Eduardo Longo, Giovanna Borasi, João Sette Whitaker, Rainer Hehl - Mediação: Ana Luiza Nobre, Guilherme Wisnik, Ligia Nobre
Centro Cultural São Paulo
19h Mesa de abertura - Realizadores e parceiros institucionais
Centro Cultural São Paulo
09h – 20h Fruitmap.at + MUDA - Movimento Urbano de Agroecologia de São Paulo - Oficinas; performance; feira de trocas de brinquedos contra o consumismo infantil; premiação dos verdadeiros heróis da alimentação, os pequenos produtores; plantio e manejo na horta do Centro Cultural SP
Estação Paraíso do Metrô – Linha 1 Azul (Projeto Encontros) - 11h PicNic no Metrô