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Fotógrafo:Iwan Baan
Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira etapa deste projeto envolve um novo e radical enfoque ao desenho e planificação urbana. Nossa ampla experiência trabalhando nos bairros, junto aos líderes comunitários, mostrou que as comunidades então muito envolvidas, bem informadas pela sua experiência de campo com os princípios de planificação e desenvolvimento.
Neste sentido o enfoque do projeto inclui os seguintes aspectos:
• Um simpósio e uma apresentação realizados na Universidad Central de Venezuela, nos quais participaram arquitetos, urbanistas e outros especialistas nestas áreas, ativistas e líderes comunitários, nos quais se analisou o plano apresentado pelo governo.
• A criação de um grupo de trabalho entre Urban Think Tank, residentes do Bairro San Agustín e voluntários com o fim de explorar alternativas.
• Seleção do sistema teleférico com base na alternativa com melhor potencial de desempenho na topografia, mínima interferência na trama urbana, sustentabilidade e flexibilidade.
• Uma oficina de trabalho com a comunidade para redefinir e refinar os conceitos do projeto.
• Análise e criação de uma campanha de divulgação para angariar apoio e financiamento para o projeto.
O sistema de teleférico do Metro Cable está integrado ao Metrô de Caracas e possui 2,1 km de extensão. É dotado de um sistema de funiculares com capacidade de oito passageiros em cada um deles. A capacidade total do sistema está estimada em 1.200 pessoas por hora em cada direção.
Duas estações localizam-se no próprio vale e servem de conexão ao sistema de transporte público da capital. As três outras estações serão implantadas na montanha em áreas carentes de acessibilidade, acessos para pedestres e sustentabilidade construtiva. Tudo partindo de um critério de redução do número de desapropriações e demolição de residências ao mínimo.
As cinco estações do sistema Metro Cable possuem uma série de componentes básicos: um nível de plataforma, rampas de acesso, circulações bem definidas, materiais e elementos estruturais padronizados, ainda que cada uma possua configurações e funções adicionais próprias. Cada estação inclui espaços culturais e sociais, além das funções administrativas. Também estão previstos a construção de espaços públicos, um ginásio, um supermercado e uma creche.
O critério chave subjacente ao projeto do Urban Think Tank para o projeto desde o início foi o pensamento sobre o tipo de cidade que se quer para o ano de 2025, indo além da mera previsão de demanda futura do sistema.
Para sua concepção foi levada em conta a lição aprendida no projeto da Long Island Expressway em Nova Iorque, obsoleta antes mesmo de ser completada. É impossível construir "para o futuro", mas sim contribuir para a construção "no futuro". Ainda considerando as mudanças da cidade informal, extremamente rápidas e excepcionalmente drásticas.
Por outro lado, a meta estabelecida foi dar condições para as mudanças mais fundamentais do Bairro San Agustín, identificadas pelos habitantes como:
- Acesso seguro e garantido ao transporte público para os residentes do bairro.
- Desenvolvimento de oportunidades de emprego no Bairro.
-Criação de infraestrutura sustentável, contribuindo para a permanência e a estabilidade da comunidade.
- Melhoras na saúde, educação, emprego e qualidade de vida para os habitantes de San Agustín.
- Segurança e redução do crime.
Esperamos que o ano 2015 com duas aspirações em particular: Primeiro, que o sistema de transporte de San Agustín se estenda a outros bairros de Caracas, eventualmente afetando a integração físíca, econômica cultural da cidade formal e informal. E segundo, que o fortalecimento da organização das comunidades dos bairros se perpetue e consiga maior influência, outorgando a elas o domínio de seu próprio destino.