-
Arquitetos: BLAF Architecten
- Área: 204 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Stijn Bollaert
Descrição enviada pela equipe de projeto. Embora como um modelo que já não é legítimo em termos de densidade, uso da terra e consumo de energia, ainda hoje os loteamentos suburbanos são lançados em muitos lugares. Devido aos preços acessíveis e aos lotes pequenos, com os afastamentos laterais que inutilizam grande parte do lote, este modelo não é mais óbvio. Entretando, como reagir, como arquiteto, quando contratado para projetar uma casa nestas condições, sem se tornar cínico, foi um dos aspectos da pesquisa do escritório BLAF.
Esta casa compacta cabe em uma área quadrada de 11,50 m x 11,50 m. É extrudada num volume de 2 andares, no qual, a partir deste envelope, os ângulos são cortados, a fim de ampliar as tiras laterais do lote e transformá-las em espaço útil de jardim.
A planta e a estrutura da casa suportam a ideia do espaço interno centrifugado. Quatro paredes estruturais em forma de V dividem a casa em quatro espaços equivalentes que são conectados no centro da planta e abrem-se para o exterior. A casa é revestida em módulos de madeira clara, com isolamento térmico e impermeabilização. O exterior da casa é revestido com borracha líquida. Seu conceito estrutural também é visível internamente. Elementos de concreto e tijolos foram deixados aparentes e as paredes internas revestidas com armários de madeira. Os tetos do piso térreo mostra um padrão na concretagem que espelha a planta baixa.