O evento da X Bienal de Arquitetura aconteceu no dia 14/10/13 no Centro Universitário Maria Antonia. Iniciada com a mesa “Modos de ser moderno”, com os artistas Lina Kim e Michael Weseby e mediação do curador Guilherme Wisnik, a exposição propicia um balanço e a revisão do legado moderno no Brasil.
Este núcleo expositivo propõe um balanço e a revisão do legado moderno no Brasil. Inclui o rico material fotográfico da construção de Brasília selecionado pelos artistas Michael Wesely e Lina Kim. Trata-se do maior e mais importante trabalho de pesquisa e recuperação de imagens de Brasília, exposto pela primeira vez em São Paulo. A mostra é acompanhada de fotos recentes da cidade feitas por Wesely em processo de longa exposição.
No Maria Antonia, a Bienal propõe uma revisão do legado moderno no Brasil com a exposição Modos de ser moderno, que apresenta cerca de 300 fotografias de época sobre a construção de Brasília, selecionadas pelos artistas Michael Wesely e Lina Kim. Trata-se do maior e mais importante trabalho de pesquisa e recuperação de imagens da capital, exposto pela primeira vez em São Paulo. A exposição conta, ainda, com fotos atuais de Brasília realizadas por Wesely, com uma técnica de longa exposição.
Refletindo sobre a cidade contemporânea, a X Bienal de Arquitetura – sob a curadoria de Guilherme Wisnik, Ana Luiza Nobre e Ligia Nobre – incorpora a dimensão urbana na própria estrutura espacial. A escolha dos locais que compõem a rede da Bienal segue dois critérios básicos: a qualidade dos espaços na relação entre arquitetura e uso e sua acessibilidade por meio da articulação ao sistema de transporte de massa da cidade.
Nessa linha, o projeto de restauro e reforma das instalações do Centro Universitário Maria Antonia – pelo qual o escritório UNA arquitetos foi premiado – abrange a sede atual e mais o edifício vizinho, que pertenceu igualmente à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Com obras em andamento, o projeto prevê, ainda, uma praça interna com vegetação, que cria um novo espaço público, espécie de respiro numa área densamente construída, colaborando para a revitalização da região central da cidade.
Participantes da Exposição no Centro Universitário Maria Antonia
Aberrant Architecture, Animating Architecture: Learning from Rio de Janeiro, Londres, Reino Unido
GrupoSP, Continuidade e Transformação: O Chão Público de Brasília Sede do Sebrae, (2008-2010), São Paulo, Brasil
Michael Wesely, Eixo Rodoviário e Aeroporto (fotos), Alemanha
Michael Wesely e Lina Kim, Arquivo Brasília (fotos e vídeo), Alemanha/Brasil
Centro Universitário Maria Antonia- USP: Rua Maria Antonia, 258 e 294 – Vila Buarque (Estação República do Metrô). Acesso gratuito aos espaços expositivos. Horários de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 21h, sábados, domingos e feriados das 10h às 20h. Período da X Bienal de Arquitetura: 14 de outubro a 1º de dezembro.