Juntamente com a African Wildlife Foundation (AWF), o MASS Design Group está ajudando a construir 15 escolas primárias, com conclusão prevista para os próximos 10 anos, em localidades na África - continente com a maior população de animais selvagens do mundo. O escritório projetará núcleos educacionais não tradicionais para crianças de escola primária que oferecerão atividades que vão além da sala de aula.
"Estamos nos perguntando: como a arquitetura pode promover a preservação? Esta questão tem guiado nossa abordagem projetual para estas escolas que ajudarão a AWF a alcançar seus objetivos," explica Michael Murphy, que cofundou o MASS em 2008, com Alan Ricks. "Decisões primordiais, como localizar as escolas em áreas seguras, longe de regiões de vida selvagem, e projetar estruturas adaptáveis e de baixo impacto no ambiente, com hortas de alimentos e eletricidade, promovem a preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento das comunidades. Queremos que os estudantes e a comunidade se identifiquem com a escola, e que tenham um ambiente seguro para cuidar e proteger a vida selvagem próxima."
Por que um grupo e preservação está construindo escolas na África? Segundo o CEO da AWF, Patrick Bergin, a educação proporciona um atraente chamariz para engajar as comunidades rurais na discussão sobre a preservação. Aqueles que cresceram sem acesso à educação são frequentemente forçados a explorar os recursos naturais para sobreviver, o que inclui a derrubada de árvores para produzir carvão vegetal e madeira para construção, e a caça de animais para alimento e troca.
A AWF proporcionará a tecnologia e ajudará na formação de professores, além de propor um plano pedagógico de preservação para cada escola, garantindo um rico e rigoroso ambiente educacional para as crianças de comunidades rurais na África. O comprometimento de longo prazo da AWF beneficiará diretamente mais de 6 mil estudantes de diversos países da África Sub Sahariana - incluindo a república Democrática do Congo, Etiópia, Ruanda, Tanzânia e Zâmbia - e incentivará as comunidades locais a proteger a vida selvagem e os recursos naturais de suas regiões.
Saiba mais sobre o programa Technology Impact aqui, e saiba a estória completa da African Education Initiative aqui.