Sir Peter Cook, o arquiteto, professor e escritor inglês celebra hoje seu 80º aniversário. Uma figura central no mundo da arquitetura há mais de meio século, Cook foi um dos fundadores do Archigram, grupo vanguardista dos anos 60. Atualmente, Cook leciona na University College London e dá palestras em todo o mundo.
Cook atingiu o reconhecimento internacional após fundar, juntamente com outros arquitetos, o Archigram, cujos membros foram laureados com a Royal Gold Medal pelo Royal Institute of British Architects (RIBA) em 2004. Um dos seus trabalhos mais significativos com o grupo, a Plug-In City, evocou debates sobre tecnologia e sociedade, balançando os padrões do discurso arquitetônico da época.
Em 2007 Cook foi condecorado pela Rainha por seus serviços à arquitetura e também faz parte da Royal Academia e da Ordre des Arts et Lettres da França. Peter Cook é atualmente Membro Sênior do Royal College of Art de Londres e sua carreira como professor inclui passagens pela Royal Academy, University College London e a Hochschule fur Bildende Kunste (Staedelschule) em Frankfurt-Main, Alemanha.
Cook também tem obras construídas em Osaka, Nagoya, Berlim, Frankfurt e Madri. Em 2010 foi curador do London Eight e, posteriormente, do Pavilhão Britânico da Bienal de Arquitetura de Veneza. Atualmente trabalha com Gavin Robotham, no CRAB Studio (Cook Robotham Architectural Bureau). Seus trabalhos mais recentes, incluindo a construção do Art Musem em Graz, Áustria (Kunsthaus), levam suas ideias radicais a um público mais amplo.
Entre seus projetos estão:
Escola de Arquitetura Abedian
Instalação "Take My Hand"
Vallecas Housing
Exposição ‘Speculator’
Centro de Educação e Prevenção de Desastres e Istambul
Exposição “Towards Comfo-Veg” no SCI-Arc em Los Angeles
New Soheil Abedian School of Architecture em Queensland, Austrália
Tower of Droplets: Torre Conceitual em Taiwan
The Plug-In CityTake My Hand em Madri, Espanha
AD Interviews: Peter Cook / CRAB Studio
THIS WAS OUR UTOPIANISM! : An Interview with Peter Cook