“Designing Recovery,” uma competição focada no planejamento e reconstrução de comunidades sustentáveis e resilientes, anunciou três propostas vencedoras, dos escritórios sustainable.to Architecture + Building, GOATstudio LLP, e Q4 Architects.
A competição - uma colaboração entre o AIA, Make It Right, Architecture for Humanity, o St. Bernard Project, e Dow Building Solutions - foi proposta para ajudar comunidades afetadas por desastres naturais - neste caso, Nova Iorque, Nova Orleans e Joplin.
“Quando estávamos examinando todas as propostas enviadas, continuamente nos perguntávamos se esta deveria ser uma casa que gostaríamos de morar mesmo sem levar em consideração a segurança" explicou o presidente do júri, Michael Willis. "Os três projetos escolhidos apresentam uma combinação ideal entre a mitigação dos desastres e uma real habitabilidade."
Embora apenas três vencedores tenham sido selecionados, todas as propostas que podem ser construídas serão implantadas em suas respectivas comunidades.
A casa resiliente do escritório Sustainable.TO Architecture + Building foi escolhida como a vencedora de Nova Iorque, e foca no desempenho energético e passividade. O projeto é orientado para maximizar a luz natural e é muito bem isolado, aumentando sua eficiência. É construída acima das planícies de inundação, utiliza métodos construtivos tradicionais e pode ser construída com menos de US$ 50 mil.
A proposta do GOATstudio revisita a casa elevada (shotgun house) de Nova Orleans, um exemplo de arquitetura vernacular local. O projeto apresenta uma planta livre, com painéis de policarbonato deslizantes que podem configurar espaços de privacidade, detalhes minimalistas e uma cobertura metálica que se dobra sobre a fachada sul, melhorando o isolamento. A casa se eleva sobre o solo, resguardando-se do nível crescente das águas.
A CORE House, do Q4 Architect, para a cidade de Joplin, combina dois módulos: uma "casa perimetral" externa é dividida por uma "casa segura" central, que abriga todas as funções necessárias para uma família se recuperar após um desastre. O projeto incorpora materiais locais, reduzindo o impacto sobre o ambiente e apoiando economias locais.