O seminário Arquitetura Brasileira Contemporânea: a Produção de um Patrimônio Cultural visa a atualização e o debate sobre as realizações recentes da arquitetura no Brasil. O país vive hoje um momento complexo frente ao quadro econômico, às iniciativas governamentais, à pujança do setor privado, o aquecimento do mercado da construção civil e imobiliário e à penetração de profissionais estrangeiros desenvolvendo trabalhos no país, associados ou não a correspondentes locais. A boa produção da arquitetura brasileira constituirá o patrimônio ambiental urbano do futuro.
Ao se convidar estudiosos e especialistas do Mato Grosso, do Pará, do Ceará e do Rio de Janeiro para apresentarem panoramas das mais significativas obras em seus estados, e contando com participação de debatedores do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco – no contexto das atividades da X Bienal de Arquitetura de São Paulo –, pretende-se estabelecer um diálogo geograficamente descentralizado sobre as características e vicissitudes da produção arquitetônica brasileira. Este mapeamento tem caráter inédito, em busca de um olhar abrangente que focalize a diversidade das realizações em curso em seu vasto território e confrontar as principais questões em pauta no cenário arquitetônico atual. Ao se construir reflexões sobre a produção recente em diversos estados brasileiros, a arquitetura contemporânea brasileira será um instrumento fundamental para ampliação das referências nacionais, como um retrato do Brasil no início do século 21.
O seminário Arquitetura Brasileira Contemporânea: a Produção de um Patrimônio Cultural é uma realização do grupo de pesquisa Arquitetura e Cidade Moderna e Contemporânea da FAUUSP e do núcleo de pesquisa NAPSP – Plataforma São Paulo: Cidade, Espaço e Memória, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo.
Programação – Seminário Arquitetura Brasileira Contemporânea: a produção de um patrimônio cultural
25/10
8h30 – 12h: mesa “A X Bienal de Arquitetura de São Paulo” (Conferencista: Guilherme Wisnik)
Debatedores: Flávio Kiefer e Luiz Amorim
Moderador: Rodrigo Queiroz
25/10
8h30 – 12h: mesa “A X Bienal de Arquitetura de São Paulo” (Conferencista: Guilherme Wisnik)
Debatedores: Flávio Kiefer e Luiz Amorim
Moderador: Rodrigo Queiroz
25/10
14h30 – 16h30: mesa-redonda com todos participantes da sessão da manhã + convidados
01/11
8h30 às 12h – 2 Conferências:
- Conferência 1: Panorama da arquitetura do Pará (Giovanni Blanco Sarquis)
- Conferência 2: Panorama da arquitetura do Rio de Janeiro (Ana Luiza Nobre)
Debatedora: Celina Borges Lemos
Moderadora: Mônica Junqueira de Camargo
01/11
14h30 – 16h30: mesa-redonda com todos participantes da sessão da manhã + convidados
08/11
8h30 às 12h – 2 Conferências:
- Conferência 1: Panorama da arquitetura do Mato Grosso (Ricardo Silveira Castor)
- Conferência 2: Panorama da arquitetura do Ceará (Romeu Duarte Jr.)
Debatedor: Nivaldo Vieira de Andrade Jr.
Moderador: Hugo Segawa
08/11
14h30 às 16h30: mesa-redonda com todos participantes da sessão da manhã + convidados
Local: FAU-USP