A demolição é um negócio nada agradável, não apenas por necessitar de equipamentos pesados e produzir nuvens de poeira, mas também por gerar uma grande quantidade de escombros. Omer Haciomeroglu, estudante do Instituto de Desenho Umeå, da Suécia, concebeu o ERO, um robô que recicla o concreto de forma energeticamente eficiente e separa os vergalhões de aço do restante dos dejetos no lugar da demolição. O projeto ganhou o 2013 Internacional Design Excellence Award (IDEA), na categoria de projetos acadêmicos.
Mais informações a seguir.
As máquinas pesadas utilizadas na demolição consomem grandes quantidades de energia para converter estruturas de concreto em escombros menores, processo acompanhado de grande desperdício de água, usada para evitar a dispersão das nuvens de poeira. Uma vez concluído o trabalho, os escombros são transportados até as estações de reciclagem, onde são separados manualmente. Grandes trituradoras são utilizadas para pulverizar o concreto, enquanto que o metal é fundido para ser reutilizado.
ERO Concrete Recycling Robot permite desmontar de maneira eficiente as estruturas de concreto, sem gerar resíduos ou poeira e sem necessitar de separação manual após a demolição.
Este robô inteligente oferece a possibilidade de mudar do modo "pulverização" para o modo "desconstrução inteligente", separando o concreto. Isto permite recuperar os materiais construtivos para que sejam reutilizados como elementos prefabricados.
Após a desconstrução, a sucção e a separação do cimento, o robô ERO recicla a água para que seja utilizada novamente no processo. O concreto limpo é guardado e enviado às estações de elementos prefabricados para sua reutilização, enquanto que os vergalhões são limpos e cortados para serem utilizados em outra construção.
via Inhabitat