O coletivo russo de ativismo urbano Partizaning trabalhará em conjunto com coletivos de São Paulo no projeto Cidade como um playground + Olimpíadas faça você mesmo. Utilizando poucos recursos e materiais de reciclagem, a ideia é montar brinquedos em alguma praça em local deteriorado da cidade e discutir a questão das olimpíadas no Brasil.
O objetivo do grupo é incentivar a auto-organização e a interação entre pessoas de um mesmo bairro para transformar espaços subutilizados nos arredores de onde elas moram. Promover a ideia de práticas esportivas e jogos como meio de usar e ocupar espaços públicos na comunidade da maneira como as pessoas gostariam de usufrui-los.
O conceito com que trabalham analisa a cidade ou bairro como playground e visa incentivar o exercício da liberdade em ações e interações lúdicas com o espaço construído. Onde, normalmente, é preciso muito pouco (além de imaginação e alguns poucos materiais) para brincar/jogar num espaço. O workshop pretende envolver as pessoas do bairro selecionado para criar eventos e situações centradas em jogos,e quiçá uma olimpíada DIY (“faça-você-mesmo”), em que as pessoas irão criar, desenvolver e construir seus próprios jogos por meio da reutilização de materiais (lixo reaproveitável, achados) e a partir de esportes populares e atividades sociais existentes.
Partizaning (v): Práticas artísticas públicas que desafiam, moldam e reinventam estrategicamente as realidades urbana e social.
Sobre o Partizaning: Coletivo e movimento que promove a ideia de Replanejamento Urbano Participativo. Somos uma equipe interdisciplinar de ativistas e pesquisadores voltados à arte, e trabalhamos na interseção de ideias movidas pelo “espírito anárquico”, pelo urbanismo e pela arte no contexto contemporâneo. Baseados em Moscou, mantemos um site, realizamos palestras e oficinas, e viajamos para outras cidades para desenvolver e executar projetos experimentais que incluam pesquisa, ações e intervenções urbanas na esfera pública.
01/11 a 10/11
Parte externa do Sesc Pompeia
Modos de Colaborar - Cidade como um playground do Partizaning
Participantes: 06 estudantes de arquitetura e urbanismo
- 10h às 13h: grupo 1-3 estudantes
- 14h às 18h: grupo 2-3 estudantes
[inscrições: mande currículo, portfólio e um parágrafo explicando o motivo da sua participação neste workshop para modosdecolaborar@xbienaldearquitetura.com.br]
Local: Parte externa do Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93 – Pompeia (Estação Água Branca da CPTM). Acesso gratuito. Horários de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 20h; domingos e feriados, das 9h às 20h. Período X Bienal de Arquitetura: 15 de outubro a 1º de dezembro.
Saiba mais sobre tudo que está acontecendo na X Bienal de Arquitetura aqui.