Esta semana foi anunciada a lista de finalistas do Prêmio Jovem Arquiteto do Ano (YAYA, siga do original em inglês). O YAYA, organizado pela BD e em sua 15ª edição, se tornou um trampolim para muitos escritórios liderados por arquitetos com menos de 40 anos.
Este ano, pela primeira vez, o prêmio foi aberto para arquitetos de fora do Reino Unido, permitindo a participação de qualquer escritório com sede na Europa. A lista de finalistas reflete esta nova oportunidade, apresentando concorrentes da Bélgica e da Espanha.
A lista de finalistas do YAYA 2013 inclui:
HAT Projects
HAT Projects trabalha com uma ampla variedade de escalas, de obras individuais e edifícios comunitários a mapeamento e planejamento urbano. Fundado por Tom Grieve e Hana Loftus, seu projeto Jerwood Gallery em Hastings venceu o Prêmio RIBA ainda este ano.
[ARQUITECTURIA]
Com sede em Girona, próximo a Barcelona, o escritório de Josep Camps e Olga Felip - [ARQUITECTURIA] - tem desenvolvido projetos como o Centro Cívico de Ferreries e o Centro de Visitantes Ascó.
Studio Weave
Maria Smith e Je Ahn fundaram o Studio Weave em 2006 e já possuem 25 obras construídas. Sua abordagem combina habilidades artesanais com um senso lúdico.
ONO Architectuur
O escritório belga ONO Architectuur foi fundado por Gert Somers e Jonas Lindekens após vencerem uma competição para De Steen, um edifício multifuncional em Bocholt.
RCKa
RCKa já apareceu entre os finalistas do YAYA em 2011, porém, desta vez o escritório liderado por Tim Riley, Russell Curtis e Dieter Kleiner retorna com mais projetos em sua bagagem, como a Open Eye Gallery in Liverpool.