-
Arquitetos: BLAF Architecten
- Ano: 2009
-
Fotografias:Stijn Bollaert
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Bélgica é uma das regiões mais densas e, ao mesmo tempo, dispersas da Europa, e atingiu um ponto em que o modelo existente de desenvolvimento espacial, baseado na propriedade privada da terra, não é mais justificável.
O objetivo deste projeto em Asse não é criticar a situação, mas explorar uma alternativa através de uma abordagem positiva, visando uma mudança no comportamento que gerou este problema.
O terreno onde se localiza a casa é um lote residual de um empreendimento habitacional da década de 60. Ao conceber a porção frontal da casa como um playground semi-público, e ao transformar a fachada da casa em uma tela para desenhos, esta residência se torna o elemento mais acolhedor de seu entorno. A inesperada introdução de um espaço semi-público opera um deslocamento no rígido conceito de privacidade e território que norteou todo o loteamento.
A topografia e orientação do terreno, associados aos princípios de casa passiva, levaram à concepção de uma eficiente pele que incorpora a transparência, a flexibilidade e a interação da casa.